A Agronomia está ligada à totalidade das ciências, técnicas e conhecimento que regem a prática da agricultura, refletindo as atividades que permeiam o cultivo do solo com vistas à produção de vegetais úteis ao homem e/ou a criação de animais. Está ligada também à produção de alimentos: compete ao engenheiro agrônomo produzir, conservar, transformar e colocar os alimentos , fibras e matérias-primas no mercado, cuidando do aproveitamento racional e sustentado dos recursos naturais e renováveis.

A formação do engenheiro agrônomo formado pela UFPR inclui a preocupação com a  ustentabilidade, que envolve o desenvolvimento econômico, social e respeito ao equilíbrio e às limitações dos recursos naturais, à conservação do meio ambiente e da segurança alimentar. Nesse sentido, o curso busca a inserção de conteúdos que incluem sistemas de produção integrada, de plantio direto, agricultura orgânica, integração lavoura-pecuáriafloresta plantada, conservação do solo e  recuperação de áreas degradadas.

As atribuições do profissional engenheiro agrônomo estão definidas, de forma genérica, pela Lei Federal 5194/66, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo. Incluem desde o desempenho de cargos e funções em entidades estatais e privadas; desenvolvimento de produção industrial e agropecuária; trabalhos de consultoria e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; produção técnica especializada, entre outros.

 



Duração: 5 anos
Turnos: Manhã e tarde (integral)
Vagas: 132 (66 para cada semestre)
Local: Campus Juvevê – Agrárias
E-mail: agronomia@ufpr.br

VOLTAR PARA O ÍNDICE