A inserção de tecnologias sustentáveis na Agricultura pelo claro objetivo de desenvolver o setor agrícola por meio do uso racional dos recursos naturais. É a partir desta nova Agricultura que o Setor Palotina apresenta seu curso de Agronomia. O objetivo é formar um profissional com capacidade para atuar do processo produtivo de alimentos e matérias-primas à gestão  do agronegócio. Atuação essa com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às necessidades da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental.

A grade curricular do curso de Agronomia da UFPR Setor Palotina prevê disciplinas do módulo básico, que envolve conteúdos nas áreas biológicas, exatas e humanas e também disciplinas específicas que atendem aos novos anseios do setor, bem como as especificidades da Região  Oeste paranaense. A região é uma importante produtora agrícola de grãos, suínos e aves, com grande capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias.

É exatamente por esta marcante característica agrícola da região, que o curso pode promover  aos seus acadêmicos um maior acesso à realidade agrícola paranaense, desde a grande produção de commodities agrícolas para exportação, à produção familiar integrada de  hortifrutigranjeiros, além do contato com agroindústrias e cooperativas de relevância nacional.
O desafio do curso é formar um profissional com habilidades para produzir mais e melhor, com competência para gerenciar e gerar tecnologias que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade. O objetivo maior do curso é garantir a formação de um profissional comprometido com as futuras gerações, com capacidade para fomentar um meio rural não só  justo socialmente, como econômico e politicamente sustentável.


Duração: 5 anos
Turno:
Campus: Palotina
E-mail: agronomiapalotina@ufpr.br
http://www.campuspalotina.ufpr.br/

 

VOLTAR PARA O ÍNDICE