O Curso de Ciências Sociais da UFPR é o primeiro curso de Ciências Sociais do Estado do Paraná. Foi criado em fevereiro de 1938, no âmbito da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (FFCL), e reconhecido pelo Governo Federal em 1940. Trata-se, portanto, do mais antigo do Paraná e um dos mais antigos cursos de Ciências Sociais do Brasil.

O curso tem duas habilitações Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais. Todos os alunos do curso fazem três semestres de disciplinas comuns antes de escolherem a habilitação. Ao escolherem o Bacharelado também escolhem as linhas de formação profissional, que formam a identidade do curso e são três: Linha de Formação em Antropologia e Arqueologia, em Sociologia e em Ciência Política.

Em qualquer das habilitações ou das três linhas de formação, o objetivo do curso é proporcionar uma sólida formação acadêmica, consciência crítica da realidade social e capacidade de reflexão sobre os problemas da sociedade. A escolha de uma das linhas de formação não fecha a possibilidade de que sejam cursadas disciplinas nas demais linhas; apenas conduz o processo para o cumprimento da carga horária obrigatória necessária à integralização das disciplinas ao final do curso.

Para construir uma formação teórico-metodológica sólida desenvolve-se o aprendizado reflexivo dos processos de produção do conhecimento, estimula-se a autonomia intelectual e a capacidade analítica e faz-se ampla formação humanística. Apreende-se igualmente, sobre os processos socio-históricos mais amplos, considerando seus aspectos culturais, econômicos, políticos, institucionais e pessoais.

 



Duração: 2.400 horas ou x anos
Turno: Manhã
Vagas: 80
Local: Campus Reitoria
E-mail: csociais@ufpr.br
Site: http://www.humanas.ufpr.br/portal/cienciassociais

 

 

VOLTAR PARA O ÍNDICE