Os processos de comunicação, em todas as suas variáveis, influenciam a nossa realidade sociocultural. Somos diretamente afetados por conteúdos jornalísticos, publicitários e institucionais, percebamos ou não. Assim, além de dominar as técnicas referentes à sua área, o futuro profissional deve ter consciência sobre o potencial de sua atuação. Isto é, deve usar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido pelo curso, o qual preza pela formação humanística de seus alunos.

O curso de Comunicação Social tem três habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Nos primeiros períodos, os alunos frequentam algumas disciplinas de “tronco comum”, nas quais devem ampliar seu o repertório geral. A partir de então, se especializam por meio de suas respectivas disciplinas, e a partir da participação em projetos de extensão, como a agência experimental de Relações Públicas “Prattica”, o Núcleo de
Comunicação e Educação Popular “NCEP”, ou o “Ponto Pasta”. Também podem participar de Grupos de Pesquisa (iniciação científica) ou da agência júnior “Fábrica de Comunicação”.

Jornalismo
O jornalista leva informação para o público por meio de diferentes canais de comunicação: jornais, revistas, internet, rádio ou TV, além de poder atuar também como assessor de imprensa e/ou trabalhar como freelancer. Em cada um desses meios escreve com uma linguagem específica e para um público-alvo, sempre prezando a veracidade dos fatos desde a apuração dos dados até a edição de uma notícia. Dentre as suas funções estão elaboração de artigos, entrevistas, editoriais, matérias e reportagens, não deixando de colaborar com a parte de fotografia e investigação. Entre as matérias estudadas em Jornalismo estão: Teoria do Jornalismo, Redação Jornalística, Técnicas Básicas de Tv, Técnicas Básicas de Rádio, Fotojornalismo, Redação e Produção em Radiojornalismo e em Telejornalismo.

Relações Públicas
O relações públicas promove a imagem de uma organização perante os públicos de interesse, elaborando planejamentos e estratégias de comunicação. É responsável por ações que valorizam pessoas, instituições e produtos. Faz cerimoniais, eventos, gerenciamento de crise, planejamento estratégico, relações governamentais, projetos institucionais, assessoria e pesquisas de opinião. Pode atuar em organizações do primeiro, segundo e terceiro setores e/ou como assessor de imprensa. Entre as matérias estudadas em Relações Públicas estão: Introdução às Relações Públicas, Planejamento de Comunicação Estratégica, Teoria e Técnica de Relações Públicas, Redação Institucional e Comunicação Pública.

Publicidade e Propaganda
O publicitário cria, elabora e divulga campanhas e peças publicitárias com a intenção de melhorar a imagem de um produto ou serviço. Exerce funções de planejamento, concepção e veiculação de mensagens publicitárias, além de cuidar do atendimento ao cliente, briefings, criação de campanhas,  mídia, pesquisas, propagandas e redação publicitária. Pode atuar em agências, empresas e assessorias de marketing. Entre as matérias estudadas em Publicidade e Propaganda estão: Introdução à Publicidade e Propaganda, Psicologia do Consumidor, Criação, Redação e Programação Publicitária e Fotografia e Produção Publicitária.

Duração: 4 anos
Turnos: manhã e noite
Vagas: 90 no total (30 para cada habilitação)
Local: Campus Juvevê