Agronomia – Palotina
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O curso de Agronomia do Campus Palotina da UFPR tem por finalidade formar um profissional com capacidade para atuar desde o processo produtivo de alimentos e matérias-primas à gestão do agronegócio, com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às necessidades eminentes da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental.

Características:
A filosofia do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina é mais que formar um profissional da Agronomia. É despertar neste profissional habilidades e competências que agreguem à responsabilidade social e ambiental. É formar profissionais lapidados capazes de atuar com criatividade, ética, consistência teórica e prática nos desafios da nova agricultura, que consiga romper paradigmas e contribua com a agricultura brasileira tecnológica e sustentável.

O que você irá encontrar?
O conjunto das disciplinas dispostas na matriz curricular foi ordenado de acordo com um nível crescente de complexidade e com as ênfases necessárias à formação agronômica de excelência. Assim, o aluno evolui dentro de um processo formativo gradativo, no qual desenvolve habilidades práticas, científicas e conscientes de sua responsabilidade social.

A matriz curricular do curso de Agronomia do Campus Palotina tem duração total de 4.020 horas distribuídas em núcleo de conteúdos básicos, núcleo de conteúdos profissionalizantes, núcleo de conteúdo optativas, trabalho de conclusão de curso, atividades formativas e estágio curricular obrigatório. O curso tem duração de 10 semestres em turno integral, considerando 9 semestres letivos e 1 de estágio curricular (último semestre).

Além das atividades didáticas, durante o curso de Agronomia o discente também conta com atividades de pesquisa e extensão, nas quais poderá participar de diversos projetos em diferentes áreas de formação profissional que contribuem imensuravelmente para sua qualificação.

 

Perfil

Estudante:
gif que mostra uma estufa de flores enquanto um jovem passa pela tela andando de patinete
Algumas habilidades e interesses são fundamentais para o estudante de Agronomia, como interesse pela cadeia do agronegócio – desde a produção à comercialização de alimentos, fibras, matéria-prima energética, entre outros; gostar do contato com a natureza; ter interesse pelas questões ambientais; e ter afinidade com cálculo e química.

Profissional:
gif de um enorme veículo agrônomo fazendo a colheita em um campo de plantação
O curso de Agronomia do campus Palotina da UFPR forma o profissional com as seguintes competências e habilidades:

  • Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional,
  • Realizar pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

História do curso

A Agronomia é a ciência que estuda o desenvolvimento agrário, visando contribuir com processos que propiciem um modo de vida digno à sociedade. Quem escolhe a Agronomia como profissão opta pela possibilidade de participar do grande desafio da produção de alimentos, de serviços e de bens, que sirvam para melhorar a vida dos homens, em harmoniosa convivência com a natureza.

O curso de Agronomia na UFPR – Setor Palotina iniciou as atividades no primeiro semestre de 2011. A oferta do curso ocorreu em virtude do perfil econômico regional e a procura de capacitação de profissionais voltados às diversas áreas agrícolas. A cidade de Palotina conta hoje com aproximadamente 30.000 habitantes e tem a economia baseada na agropecuária, com grandes plantações de soja, milho e trigo.

A primeira turma de concluintes do curso foi em 2016, desde então, já se somam 9 turmas de egressos. O curso de Agronomia – UFPR Setor Palotina é destaque e referência no estado, por sua qualidade, excelência, e altas taxas de empregabilidade dos egressos. Atualmente conta com 405 alunos regularmente matriculados e cerca de 50 professores altamente qualificados (mestres e doutores) nas diversas áreas de conhecimento que compõem o curso.

 

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O curso de Agronomia conta com diversos grupos de pesquisa e estudo, que desenvolvem projetos nas diferentes áreas de atuação do futuro profissional Engenheiro Agrônomo. Dentre as áreas em que os projetos de extensão e pesquisa são desenvolvidos podem ser citadas: Grandes Culturas (Soja/Milho), Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia, Fruticultura, Olericultura, Plantas Medicinais, Fitopatologia (Doenças de Plantas), Manejo de Pragas, Solos (Fertilidade e Nutrição de Plantas), Irrigação, Máquinas e Implementos Agrícolas, Produção Orgânica de Alimentos, Forragicultura e Pastagens, Empreendedorismo e Inovação, Mercado de Comodities, entre outras mais diversas áreas que o aluno mais se identifique.

Além disso, o aluno pode participar de empresas júnior (como a Criatec e Supra, desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho. Também pode compor a Atlética IX de Julho, que promove a integração social do estudante e incentiva a prática desportiva.

Palestra

Contato

Contato:
Prof. Aline Marchese (Coordenadora de Curso)
Tel: (45) 99995-8770
E-mail: alinemarchese@ufpr.br / agronomiapalotina@ufpr.br

Site:
http://www.palotina.ufpr.br/portal/graduacao/agronomia/

Instagram:
www.instagram.com/agronomiaufprpalotina

Local:
UFPR - Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153. Jd. Dalas
Palotina - PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados