Produção Cultural – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

O Curso de Bacharelado em Produção Cultural visa formar profissionais que possam atuar de maneira propositiva, ética e criativa como fomentadores das atividades de arte e cultura ligadas às esferas pública e privada, disseminando, aprimorando e preservando os recursos, bens e produtos culturais, possibilitando o fruir dos mesmos de forma equânime e sustentável. Desse modo, o que se espera é que o futuro bacharel em Produção Cultural venha a contribuir para o desenvolvimento qualificado das atividades artísticas e culturais que se desenvolvem junto às realidades socioculturais e socioambientais nas quais encontra abrigo o mundo humano e não humano.  

A formação do bacharel em Produção Cultural estará associada a quatro eixos: Laboratórios Artístico-Culturais, Políticas e Humanidades, Produção e Gestão Cultural e Práticas Profissionais, em todos os casos, com vistas às formas inovadoras, criativas, solidárias  e sustentáveis de desenvolvimento social e econômico. Conjuntamente, estes conhecimentos aprofundam-se a partir de temas inerentes aos estágios, atividades orientadas, e pela interação junto à comunidade circundante local e regional, norteadas por ações extensionistas também contempladas na matriz curricular do curso.

 

Perfil

Estudante:

Após passagem pelo Curso de Bacharelado em Produção Cultural o estudante deverá reconhecer a importância da cultura e seu valor simbólico na conformação de socialidades e sociabilidades humanas; estará habilitado a discutir questões relacionadas à cultura na conjuntura contemporânea, reconhecendo valores implicados nas apropriações culturais, nas políticas culturais e na legislação, visando contribuir com espaços institucionais ou não, que demandem um profissional com conhecimento técnico e consciência cidadã, através de uma prática de reflexão e transformação no exercício crítico de suas práticas profissionais, sejam elas voltadas ao mercado ou às atividades de pesquisa nessa área de atuação.

História do curso

O Bacharelado em Produção Cultural surge a partir da reconfiguração do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica/TPC, criado em 2009 e ofertado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica/SEPT, na busca de ampliação do enfoque das linguagens artísticas e culturais. O cenário cultural que se apresenta à população brasileira nas últimas décadas indica a necessidade de que a formação do produtor cultural deva agregar aos domínios das linguagens artísticas e das práticas culturais ferramentas de gestão e de desenvolvimento profissional embasadas em princípios éticos e estéticos de base humanista - filosófica, sociopolítica e pedagógica -, no intuito de que sejam democratizados bens e produtos culturais, fomentando a fruição de suas práticas nos mais diversos contextos de criação e circulação.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

EXTENSÃO

O Bacharelado em Produção Cultural prevê, em seu projeto pedagógico, atividades curriculares de extensão, vinculadas à projetos e programas coordenados por docentes do curso, além da realização de cursos, eventos, seminários, palestras e oficinas que, oportunizam a formação continuada e o contato direto com fazedores de arte e cultura, educadores, produtores associados à gestão cultural e responsáveis pela preservação de patrimônios materiais e imateriais.

INTERCÂMBIO NACIONAL E INTERNACIONAL

Outra possibilidade de trocas de experiências incentivada pelo curso é a realização de intercâmbios nacionais e internacionais, sempre fomentados tanto pelo corpo docente que integra o curso, quanto pela própria estrutura da Universidade Federal do Paraná.

 

PESQUISA

Todos os professores efetivos do curso realizam pesquisa, o que propicia a participação de estudantes em projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa. A partir desta possibilidade de trabalhar em conjunto com os docentes em pesquisas, muitos egressos continuam a sua formação em cursos de mestrado e doutorado em áreas como Educação, Comunicação, Gestão Cultural, Antropologia e outras.

Palestra

Contato

E-mail:


Site:

http://www.sacod.ufpr.br/portal/artes/producao-cultural-bacharelado/

Local:

Setor de Artes, Comunicação e Design

 

Departamento de Artes

Rua Coronel Dulcídio, 638 - Bairro Batel

CEP 80420-170 - Curitiba, Pr - Brasil

 

Departamento de Comunicação Social

Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê 

CEP:  80035-010 - Curitiba,  Pr - Brasil

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Produção Cênica!

Artes - Matinhos

Artes Visuais - Curitiba