Administração Pública – Matinhos
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Sobre o curso

Objetivos:
O perfil do curso está focado na formação de um profissional que desenvolva um pensamento orientado para a visão de conjunto (o enfoque sistêmico), com proatividade, com fortes referências éticas e democráticas, capaz de fomentar a articulação do local com o global e a cidadania, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida de uma população que carece de alternativas baseadas na sua disponibilidade de recursos, portanto, endógena, conforme Sachs (1986). Um administrador que entenda a importância do ser humano, da cooperação, dos sistemas de rede, da democracia, do comércio justo e relações solidárias, para atuar como gestor, fomentando o desenvolvimento sustentável da região.

O que você irá encontrar?
O curso de Administração Pública propicia ao estudante uma aprendizagem teórica e prática que permite compreender as temáticas da gestão nas organizações voltadas ao interesse público. O curso visa também a promoção do saber contextualizado sobre a gestão de políticas e programas governamentais, tais como as redes de organizações públicas e privadas, a participação cidadã e a intersetorialidade das políticas públicas. Ao longo de sua formação, o estudante toma contato com temáticas relacionadas a aspectos políticos, jurídicos, econômicos e socioambientais. Durante sua permanência na universidade, o estudante realiza estágio obrigatório e tem a oportunidade de interagir com projetos de pesquisa e extensão. O curso contribui, assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Clique aqui para acessar a Resolução 14/16-CEPE, que fixa o currículo pleno do curso., que fixa o currículo pleno do curso.

Perfil

Estudante:

gif da artista Gretchen servindo um prato de comida com a legenda toma aqui amore, um pouco de criatividade

Ter iniciativa, criatividade, determinação e abertura ao aprendizado permanente e dinâmico.

Profissional:
gif do ator Jim Carey digitando rapidamente em um teclado de computador
O administrador público é um profissional com habilidades e competências para análise de fatores socioeconômicos, políticos, históricos e ambientais, visando a formulação de estratégias para a melhoria da qualidade de vida das populações e a eficiência nos processos de gestão das instituições. Suas atividades incluem planejamento, implantação, execução e avaliação de políticas públicas em diversas áreas. O administrador público é um agente de desenvolvimento apto a atuar em diversas entidades públicas nas esferas federal, estadual e municipal, autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista, conselhos gestores e agências de desenvolvimento. Além disso, pode atuar em organizações não governamentais e cooperativas, bem como realizar assessorias e consultorias.

História do curso

O Setor Litoral da UFPR instalou-se em 2005 no litoral paranaense com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da região. Em 2008, com esse mesmo propósito, alguns professores da unidade criaram a graduação em Gestão Pública. O curso logo se inseriu no Campo de Públicas, campo interdisciplinar formado por professores e estudantes que, nos últimos anos, vem crescendo em face dos desafios colocados pelas transformações da esfera pública no Brasil em direção ao aprofundamento da democracia e da participação cidadã nas políticas públicas, acompanhados de uma maior profissionalização das organizações do Estado.

Uma das principais lutas do campo em questão foi a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Administração Pública, em dezembro de 2013 (BRASIL, 2014). Trata-se de DCNs próprias dos cursos que compõem o campo em apreço e que, a despeito da multiplicidade de denominações – Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas entre outras –, reúnem-se em torno do anelo de debater os referidos desafios e formar quadros habilitados a enfrentá-los.

A partir da vigência das DCNs próprias, a Câmara Pedagógica do curso de Gestão Pública passou a realizar um debate interno sobre o futuro do curso. Os produtos deste debate foram uma adequação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) às referidas diretrizes, que exigiu uma reforma curricular, e o início de uma análise mais profunda de diversos aspectos, inclusive a própria nomenclatura do curso que, a partir de 2017, passou a ser Administração Pública.

O curso de Administração Pública do Setor Litoral da UFPR está calcado no reconhecimento de que as atuais condições de vida – desemprego e desigualdade, degradação e riscos ambientais, padrões insustentáveis de consumo, incapacidade administrativa, desequilíbrio entre receitas e despesas públicas, entre outras – colocam diversos desafios e impõem a necessidade de buscar e implementar políticas públicas que promovam o desenvolvimento no litoral do Paraná em suas múltiplas dimensões: econômica, social, ambiental, cultural, política e institucional.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria, Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA) e Programa de Educação Tutorial (PET).

Os professores e alunos do curso participam de grupos de pesquisa e desenvolvem projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão, em temas como:

  • ciências sociais;
  • análise de redes;
  • violência;
  • saúde;
  • gênero e diversidade;
  • racialidades;
  • cultura política;
  • desenvolvimento territorial sustentável;
  • controle social;
  • educação fiscal;
  • trabalho;
  • sindicalismo;
  • socioeconomia;
  • alocação de recursos públicos;
  • financiamento eleitoral.

Palestra

Contato

E-mail:
camara.admpublicaufpr@gmail.com

Site:
http://www.litoral.ufpr.br/portal/admpublica/

Local:
Setor Litoral
Rua Jaguariaíva, Tv. Caiobá, 512
Matinhos (PR) – 83260-000

Vestibular

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Direito – Curitiba
Gestão Pública – Curitiba
Relações Públicas – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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