Biomedicina – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:

Objetivo Geral: Formar profissionais biomédicos generalistas, com senso crítico e reflexivo, altamente capacitados, para atuarem como pesquisadores, docentes de ensino superior e em diferentes áreas de atuação biomédica de atenção à saúde humana.

Objetivos Específicos:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Elaborar e executar estudos, projetos de pesquisa em diferentes áreas de atuação biomédica, bem como utilizar os conhecimentos adquiridos para a solução de problemas;
  • Atuar de forma multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, cidadã e ética;
  • Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas; 
  • Executar, interpretar e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, histoquímicos e de biologia molecular, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios referentes a sua área de atuação;
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
  • Desenvolver raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de sua área de atuação;
  • Exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de pesquisador e educador em instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, gerando e transmitindo novos conhecimentos para formação de novos profissionais e para a sociedade contemporânea.

Características:

O Curso de Biomedicina da UFPR prepara o acadêmico para o exercício de atividades de pesquisa, de docência em nível superior nas diversas áreas da Biomedicina e para atuar em análises clínicas. As possíveis habilitações são:

  1. Acupuntura
  2. Análise Ambiental
  3. Análises Bromatológicas
  4. Análises Clínicas
  5. Auditoria
  6. Banco de Sangue
  7. Biologia Molecular
  8. Biomedicina Estética
  9. Bioquímica
  10. Citologia
  11. Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia
  12. Embriologia, Psicobiologia
  13. Farmacologia
  14. Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
  15. Genética
  16. Gestão das Tecnologias de Saúde
  17. Hematologia
  18. Histotecnologia Clínica
  19. Imagenologia
  20. Imunologia
  21. Informática de Saúde
  22. Microbiologia
  23. Microbiologia de Alimentos
  24. Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
  25. Parasitologia
  26. Patologia Clínica
  27. Perfusão Extracorpórea
  28. Radiologia
  29. Reprodução Humana
  30. Sanitarista
  31. Saúde Pública
  32. Toxicologia

O que você irá encontrar?

O curso de biomedicina da UFPR apresenta em sua matriz curricular 4035 horas divididas em:

  • Disciplinas do núcleo formativo básico;
  • Disciplinas do núcleo formativo profissionalizante;
  • Disciplinas optativas – 240 horas;
  • Atividades complementares – 120 horas;
  • Estágio supervisionado – 1000 horas;
    Atividades curriculares de extensão – 380 horas.

Perfil

Estudante: gif de um homem com cabelos ondulados de comprimento médio, vestindo uma camiseta vermelha, sorrindo e levantando com a mão esquerda uma caixinha de primeiros socorros branca com uma cruz vermelha.

Necessitam os acadêmicos, para a sua formação sólida e estruturada, dedicarem-se para o conhecimento dos aspectos básicos:

  • da biologia humana, processos celulares morfológicos, fisiológicos e patológicos;
  • das abordagens diagnósticas e terapêuticas, aplicáveis na ciência e na saúde;
  • de princípios biológicos e biomédicos para o desenvolvimento de técnicas e ferramentas para promoção da saúde.


Profissional:

gif com o desenho de uma moça loira, sorridente, vestindo um jaleco branco e com um estetoscópio ao redor do pescoço
O Biomédico deve ser um profissional generalista, ético e crítico, humanista e cidadão, com espírito de solidariedade e de reflexão em todos os níveis de atenção à saúde. Deve apresentar autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuação sintonizada com as necessidades do país, sempre mantendo o rigor científico e intelectual. São também características necessárias: a capacidade de iniciativa, o exercício de observação, o raciocínio lógico, a persistência, a curiosidade, a facilidade para trabalhar em equipe, além de sensibilidade para as questões humanísticas de suas vivências sociais. Soma-se a isso a aptidão para o trabalho interdisciplinar e o preparo para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. Ao concluir o curso em Biomedicina o egresso deverá apresentar: 

  • sólido conhecimento das disciplinas básicas da área biomédica;
  • sólido e extenso conhecimento do organismo humano, sua organização e funcionamento nos diversos níveis e as interações com os demais seres vivos e meio ambiente;
  • formação generalista com possibilidade de trabalho em uma ou mais das diversas áreas de atuação do profissional biomédico;
  • capacidade de atuar com espírito crítico;
  • conhecimento e familiaridade com o método científico e diferentes métodos de ensino;
  • facilidade para estabelecer, adaptar e criar métodos e protocolos experimentais;
  • habilidade para formular e desenvolver um plano de pesquisa, coerente, adequado e viável, o que inclui efetuar pesquisas bibliográficas apropriadas, utilizando as diversas fontes de informação disponíveis.

Competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas: Além das atribuições profissionais definidas pelos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina, as habilidades e competências que se espera do Biomédico incluem:

  • Atuar em pesquisa científica, como coordenador ou executor, nas diferentes áreas das Ciências Biomédicas e Biológicas;
  • Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação, buscando constantemente aprimoramento científico e técnico;
  • Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos e pareceres em diferentes contextos;
  • Capacidade de apresentar o resultado de sua pesquisa e o conhecimento adquirido com clareza e adequação, tanto na forma escrita (relatórios e Art.s), como na forma oral (aulas e seminários);
  • Habilidade e competência para ministrar aulas sobre os temas de sua formação para alunos da área biomédica, utilizando-se de diferentes métodos de ensino;
  • Pautar-se pela ética, no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Orientar suas escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à diversidade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, cultural e de gênero que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes;
  • Atuar de forma crítica, autônoma e criativa;
  • Diagnosticar, analisar e contextualizar problemas, atuando de forma propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade;
  • Utilizar os conhecimentos das Ciências Biomédicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Dominar técnicas essenciais à produção e aplicação do conhecimento;
  • Trabalhar de forma integrada em equipes inter e multidisciplinares, por meio da organização, coordenação ou participação;
    Reconhecer as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

História do curso

A criação do Curso de Biomedicina no Brasil data da década de 1950, quando durante a segunda Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, realizada em Curitiba, discussões a respeito das características de mercado à época apontaram para a necessidade de um profissional capaz de suprir especialmente a carência de docentes nas áreas das Ciências Biomédicas. No mesmo ano, representantes da Escola Paulista de Medicina (atual UNIFESP), da Universidade de São Paulo, do Instituto Butantã e do Instituto Biológico se reuniram para reafirmar a importância da criação do Curso e do profissional Biomédico.

Embora o primeiro curso de Biomedicina do Paraná tenha sido instituído, somente em 1989, pela Universidade Estadual de Londrina, o Paraná sempre foi reconhecido reduto de biomédicos, fato que trazia visibilidade à profissão. Com o passar dos anos e os avanços científicos e de diagnóstico, o perfil do profissional Biomédico foi sofrendo modernizações e novas demandas no mercado de trabalho foram reconhecidas, fato que produziu a abertura de novos cursos por Instituições de Ensino Superior privadas.

Na UFPR, no âmbito do Setor de Ciências Biológicas, em 2006 teve início o processo de estudo e estruturação do curso de Biomedicina o qual foi aprovado em 2009 pelo Conselho Setorial e enviado à Pró-Reitoria de Graduação o projeto político pedagógico para implantação do curso. Em 2010, implantou-se a primeira turma de Biomedicina, sendo naquele ano o curso mais procurado no processo seletivo do Vestibular UFPR. O curso de Biomedicina da UFPR – Setor de Ciências Biológicas – propôs-se a formar profissionais com sólida base científica e capacitados ao exercício de atividades de pesquisa e de docência em nível superior nas diversas áreas da Biomedicina, dotados de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitem comunicação, liderança, tomada de decisões e educação permanente.

Depois de 10 anos do início do curso e com os avanços técnico-científicos nas áreas da genética e da bioinformática alcançados na última década e o surgimento de novas doenças em especial àquelas de caráter tropical, caracterizaram a necessidade de atualização de conceitos e saberes, assim como uma releitura do profissional egresso. Com isso, o Curso de Biomedicina da UFPR está em fase de reestruturação de seu currículo.

A profissão de Biomédico está regulamentada pela Lei Federal número 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal número 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma Lei Federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs), com o objetivo de fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O curso de Biomedicina oferece possibilidade de inúmeros projetos de Extensão, de Pesquisa, Iniciação Científica, Programas de Voluntariados Acadêmicos, Empresa Júnior e muitas possibilidades de bolsas para esses programas e projetos.

Palestra

Contato

Telefone:
(41) 3361-1744

E-mail:
biomedicinaufpr@gmail.com

Site:
http://www.bio.ufpr.br/portal/biomedicina/

Local:
Universidade Federal do Paran
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Biomedicina
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031
Centro Politécnico – Jardim das Américas
CEP: 81531-980 – Curitiba (PR), Brasil

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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