Ciências Biológicas – Palotina
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
Proporcionar formação sólida científica e profissional geral que o capacite a formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à:

  • elaboração e execução de programas e projetos em gestão da biodiversidade,
  • avaliação e gestão de impactos ambientais,
  • recuperação de áreas degradadas,
  • aplicação de legislação ambiental em programas de gestão ambiental,
  • realização de auditorias e certificação de programas de gestão ambiental,
  • orientar, redigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade.

Características:
Bacharelado: forma um profissional apto a atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia.
Licenciatura: forma um profissional apto para atuar na docência de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio e superior, e em atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e informal de Licenciatura Plena.
A escolha pela modalidade Bacharelado ou Licenciatura é feita durante o curso.

O que você irá encontrar?
O Conselho Federal de Biologia estabelece que o biólogo pode atuar em três áreas:

  • Meio Ambiente e Biodiversidade,
  • Saúde
  • Biotecnologia e Produção

A Resolução CFBio nº 227/2010 afirma, ainda, que “o exercício das atividades profissionais/técnicas vinculadas às diferentes áreas de atuação fica condicionado ao currículo efetivamente realizado ou à pós-graduação lato sensu ou stricto sensu”. Destaca-se que a grade curricular do curso de Ciências Biológicas – Palotina tem como ênfase a área de atuação de Meio Ambiente e Biodiversidade.

Perfil

Estudante:gif de um professor de biologia dizendo a seguinte frase: raciocínio crítico

O aluno de Ciências Biológicas, seja como bacharel ou licenciado, deverá ser:

  • Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;
  • Detentor de fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogênicas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.
  • Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, das políticas de saúde, do meio ambiente, da biotecnologia, da bioprospecção, da biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas e de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida.
  • Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.
  • Consciente de sua responsabilidade nos vários contextos de atuação profissional.
  • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.
  • Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

Profissional:
gif com o desenho de um monstrinho abraçando o planeta terra

Bacharelado: a ampla formação ao longo do curso permite a atuação nas mais diversas instituições – empresas privadas, órgãos públicos como Secretarias de Meio Ambiente, IBAMA e ICMBio, institutos de pesquisa, hospitais e laboratórios de análises clínicas, herbários, zoológicos, aquários, museu, unidades de conservação, entre outras. A graduação em Ciências Biológicas possibilita habilitação profissional em Bacharelado, que habilita o graduado a atuar em todas as atividades profissionais, especialmente na área de Meio Ambiente e Biodiversidade. Também capacita para a atividade de pesquisa, cuja formação deve ser complementada por meio de formação continuada e/ou nos cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e/ou doutorado).

 

Licenciatura: o egresso do curso estará habilitado para atuar na área de ensino de ciências e biologia, seja como professor, gestor ou pesquisador. O embasamento teórico e prática do curso possibilitará o exercício crítico e reflexivo para atuar na organização, planejamento ou avaliação de processos educativos e políticas públicas nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Esse profissional também terá formação sólida para atuar na pesquisa, estando apto a propor e desenvolver investigações acerca do ensino de ciências e biologia em variados contextos educacionais e para coordenar e atuar em equipes multidisciplinares.

História do curso

O Curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental foi implantado em março de 2010, inicialmente inserindo-se no projeto de ampliação do então Campus Palotina (atualmente, Setor Palotina). Na mesma época, outros cursos também foram criados devido a política de expansão das universidades federais (REUNI- Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Os cursos propostos procuraram atender alguns critérios: demanda local, relevância da profissão na região, oferta de áreas próximas para otimização da infraestrutura e recursos humanos e formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios ambientais.

Em 2013, a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas – Palotina fez um estudo para oferecer, também, a modalidade Licenciatura e optou por uma reformulação curricular, passando a ofertar duas opções para os estudantes (Bacharelado e Licenciatura). O modelo de entrada é o ABI (Área Básica de Ingresso), sendo que os alunos fazem a mudança de habilitação durante o curso. A recomendação é que essa alteração seja feita no segundo período do curso uma vez que as disciplinas de Licenciatura começam a ser ministradas no terceiro semestre.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Licenciar, Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O Setor Palotina conta com outros sete cursos de graduação, além de sete cursos de pós graduação, distribuídos em sete diferentes departamentos, oferecendo aos alunos a possibilidade de conhecer e transitar pelas áreas trabalhadas no Setor através de projetos de extensão (39), pesquisa científica através do programa de Iniciação Científica (que conta hoje com cerca de 10% dos alunos do curso de Ciências Biológicas) e agência de inovação (com palestras e oficinas, além de outras ações através do projeto Integra). A associação atlética motiva os alunos nas competições esportivas em diferentes modalidades, como futebol, vôlei, xadrez, entre outras. Para os calouros, a participação nas atléticas é uma forma de facilitar a integração ao meio universitário.

Palestra

Contato

E-mail:
biopalotina@ufpr.br

Site:
http://www.palotina.ufpr.br/portal/ciencias-biologicas/

Facebook:
https://www.facebook.com/cbiologicasufpr

Local:
Setor Palotina UFPR
Rua Pioneiro, 2153
Palotina – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais