Comunicação Institucional – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional tem como objetivo geral proporcionar uma formação ética, tecnológica e multiplataforma, que capacite o estudante a atuar em organizações de pequeno, médio e grande porte, buscando identificar, planejar, gerenciar e executar estratégias, processos e produtos de comunicação nas mais diferentes mídias. Dentre seus objetivos específicos o Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional se propõe a:

  • Apresentar ao estudante as principais teorias que sustentam a área da comunicação institucional, permitindo ao futuro profissional a construção de um referencial teórico que o instigue a refletir e atuar de acordo com as demandas do setor;
  • Promover a prática dos diferentes processos e produtos pertinentes à comunicação institucional nas mais diferentes mídias;
  • Qualificar o futuro profissional para o planejamento e gerenciamento dos sistemas de comunicação das organizações, voltados a diferentes públicos;
  • Promover ações e experiências para desenvolver a redação de textos em diversos gêneros e para diferentes mídias, tanto em Língua Portuguesa como em Língua Inglesa;
  • Atender a uma demanda de mercado crescente das organizações que necessitam de profissionais qualificados e capacitados;
  • Criar oportunidades de aprendizado autônomo e em grupo, propiciando experiências de trabalho individuais e coletivas;
  • Estimular o aprendizado continuado na área da comunicação institucional, pela investigação, experimentação e inovação, de acordo com os constantes avanços das tecnologias da comunicação e informação;
  • Conscientizar o futuro profissional no sentido de realizar práticas éticas e cidadãs, em prol do bem-estar da sociedade.

Características:
O curso de Comunicação Institucional (CI) forma o profissional capaz de gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com ênfase em atividades práticas e rápida inserção no mercado de trabalho. É uma formação multi plataforma completa e conectada com as novas tecnologias, voltada ao planejamento e criação de projetos para diferentes públicos. O curso de CI é uma graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura, com período mínimo de formação de 3 anos. O graduado em CI pode prestar concursos em instituições públicas para vagas em nível superior. Pode ainda realizar pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.

O que você irá encontrar?
A matriz curricular de Comunicação Institucional conta com um elenco de disciplinas que apresentam uma base teórica da comunicação e enfatizam a aplicação prática que permite a experimentação de novas narrativas. Algumas disciplinas do curso: Laboratório de Programação Visual; Laboratório de Fotografia; Laboratório de Publicações Periódicas; Laboratório de Áudio; Laboratório de Vídeo; Laboratório de Web; Oficina de Textos Informativos; Oficina de Textos Descritivos; Oficina de Textos Persuasivos; Oficina de Textos Corporativos; Oficina de Textos para Mídia Institucional; Oficinas de Língua Inglesa; Técnicas de Expressão Oral; Gestão Empresarial; Marketing; Pesquisa de Mercado e de Comunicação; Gestão de Pessoas; Relacionamento Interpessoal; Negociação e Gerenciamento de Conflitos; Ética na Comunicação; Comunicação e Marketing Digital; Assessoria de Comunicação e Imprensa; Cerimonial, Protocolo e Eventos; Laboratório de Projetos Multidisciplinares; Planejamento e Gestão da Comunicação; Empreendedorismo e Inovação.

O curso é oferecido no Setor de Educação Profissional e Tecnológica, em Curitiba. Para as aulas professores e alunos têm à disposição salas com projetores multimídia e sistema de som. Nas aulas práticas são utilizados equipamentos profissionais de fotografia, áudio e vídeo para produção nos laboratórios de informática ou no LAVI (Laboratório de Áudio, Vídeo e Imagem). O curso conta ainda com a ZiiP (Agência Experimental de Comunicação Institucional), projeto de extensão no qual os estudantes, orientados por professores, atendem clientes reais com soluções em comunicação integrada. Os alunos podem ainda participar de projetos de pesquisa e programa de monitoria, além dos inúmeros eventos da área. Há também a possibilidade de realizar estágio não obrigatório na área de Comunicação.

Perfil

Estudante:
gif do personagem Bob Esponja sorrindo e abrindo os braços. Neste movimento, aparece um arco íris e a palavra comunicação
*communication significa comunicação
O curso de Comunicação Institucional é voltado para estudantes que estejam procurando uma formação completa e prática na área de comunicação, com a possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho. Costumam optar pelo curso estudantes que possuem interesse especial nos produtos de diversas mídias (impressas, em áudio, vídeo, fotografia, internet) e em atividades de gerenciamento e planejamento de ações comunicacionais. O interesse na leitura e escrita também é desejável, já que o texto é a matéria prima da maioria dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo aluno não só durante a graduação, mas ao longo de toda sua trajetória profissional. Acima de tudo o acadêmico de Comunicação Institucional deve ser um curioso por novas narrativas da comunicação e consciente de como o seu desenvolvimento impacta as relações na sociedade.

Profissional:
gif com diversos ícones que representam a comunicação. A arte traz desenhos de um computador, uma lupa, uma lâmpada, engrenagens, um banner com resultados e algumas ferramentas
O comunicador institucional trabalha com a comunicação interna e externa em diferentes organizações, além de agências de comunicação ou produtoras audiovisuais. Pode exercer variadas funções como: gestor de comunicação; social media (gerenciador e produtor de conteúdo para redes sociais online); produtor de conteúdo para Internet; assessor de comunicação e imprensa; organizador de eventos; produtor/editor de materiais para diferentes mídias; analista de marketing; programador visual.

O profissional formado em Comunicação Institucional será capaz de: elaborar planejamento e estabelecer as diretrizes de comunicação nas organizações; redigir, editar e revisar textos para os mais variados suportes; gerenciar e produzir conteúdo para mídias sociais digitais; prever e gerenciar estratégias comunicacionais em momentos de crise; planejar e organizar eventos; realizar assessoria de comunicação para organizações públicas, privadas e do terceiro setor; elaborar produtos para mídias impressas, online e audiovisuais como jornais, revistas, vídeos, catálogos, sites e podcasts.

História do curso

O curso de Tecnologia em Comunicação Institucional foi criado em 2009, em concomitância com o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. Desde seu início o Setor tem concentrado esforços na modalidade de ensino tecnológico – até então nova no âmbito da UFPR. A criação do curso nasceu, nesse contexto, como resposta à demanda das organizações da região por profissionais com sólida formação para boa escrita com vistas ao desenvolvimento de projetos de comunicação interna e externa. Em 2019 o curso passou por processo de renovação do reconhecimento pelo MEC, obtendo nota 5, a máxima possível nessa avaliação, evidenciando a excelência da formação ofertada pela Comunicação Institucional da UFPR.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Clique aqui para ver o folder institucional do curso de Comunicação Institucional!

Acesse a playlist do YouTube para conferir alguns vídeos sobre o curso: https://bit.ly/2H3lIlR.

Palestra

Contato

E-mail:
coordtci@ufpr.br

Site:
http://www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/sobre-o-curso/
https://agenciaziip.wixsite.com/tciufpr

Facebook:
https://www.facebook.com/ufprtci/

Instagram:
https://www.instagram.com/ci_ufpr/

YouTube:
https://bit.ly/3mAEi5l

Agência ZiiP:
http://www.agenciaziip.ufpr.br

Grupo de Pesquisa PRACCOM:
http://www.praccom.ufpr.br

Local:
SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR
R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Jardim das Américas, Curitiba – PR, 81520-260

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais