Enfermagem – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

Graduação em Enfermagem: tem como objetivo formar enfermeiros generalistas com competências para: reconhecer, refletir e intervir no processo saúde-doença individual e coletivo, por meio de ações de cuidado, gerenciamento, Ensino, Pesquisa e Extensão,em conformidade com as políticas públicas de saúde e educação, respeitando-se os princípios éticos e a legislação profissional.


Licenciatura em Enfermagem: tem como objetivo formar enfermeiro-professor com competência para atuar em conformidade com as políticas públicas de educação e saúde e suas interfaces com a educação profissional, a educação em saúde, a formação continuada e a educação básica, respeitando-se os princípios éticos e a legislação profissional.

Características:
O Curso de Enfermagem da UFPR oferece duas modalidades de formação, permitindo ao futuro profissional optar pelo título de:

  • Bacharel em Enfermagem (carga horária total de 4020 horas);
  • Licenciado em Enfermagem (acréscimo de mais 755 horas), cuja finalidade do curso é preparar aqueles com interesse no exercício da docência em níveis de I e II graus do ensino formal.

A integralização do currículo se dá em 5 anos, tendo o aluno passado por 10 períodos, cada período correspondendo a um semestre letivo. Preferencialmente, as atividades da Graduação são desenvolvidas no período da manhã, e as da Licenciatura, à tarde.

O que você irá encontrar?
Na estrutura curricular, o curso se compõe de dois ciclos: o básico e o profissionalizante. No primeiro, o aluno adquire as bases biológicas, sociais e exatas do conhecimento que interessa à formação profissional (nos 3 primeiros períodos) e no profissionalizante (7 períodos restantes) conhece as bases para o cuidado de Enfermagem na trajetória de vida das pessoas, bem como para o resgate e formação da cidadania, conhecimentos que a/o enfermeira/o necessitará em todo e qualquer campo de sua atuação.

Perfil

Estudante:
gif do personagem lula molusco deitado em uma cama, doente, sendo cuidado pelo bob esponja, que dá um beijinho em seu nariz

Ter interesse pela promoção de saúde, pelo cuidado ao próximo e por trabalho em equipe.

Profissional:
gif de uma equipe de enfermeiros espalhada ao longo de um corredor de hospital, todos estão olhando para a câmera e aplaudindo
O egresso do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPR, formado neste currículo, estará apto para exercer a profissão de enfermeiro com competências para:

  • Ser enfermeiro capaz de cuidar da pessoa/família/comunidade, reconhecendo os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, com vistas à proposição de soluções e suas implementações baseadas em conhecimento técnico-científico, no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, proteção, reabilitação e paliação, para o cuidado integral ao ser humano.
  • Ser enfermeiro capaz de assumir o gerenciamento do trabalho em Enfermagem e/ou Gestão em Saúde, tomando decisões junto à estrutura institucional, com foco no atendimento às necessidades em saúde da população.
  • Ser enfermeiro capaz de atuar como agente de transformação social pela promoção do autocuidado e de hábitos de vida com impacto na saúde individual e coletiva.
  • Ser enfermeiro capaz de desenvolver investigação de cunho científico, empírico ou experimental, reconhecendo nessa prática a construção e a sustentação do conhecimento na área de Enfermagem.
  • Ser enfermeiro capaz de se reconhecer como cidadão e profissional que pertence a uma categoria da área da saúde, integrante de uma equipe de saúde, atuando como agente de mudança, com princípios ético-políticos, na dinâmica institucional e nas relações sociais.

O egresso do Curso de Licenciatura estará apto para exercer a profissão de enfermeiro como docente com competências para:

  • Ser enfermeiro-professor capaz de atuar revelando comprometimento com os valores inspiradores da sociedade justa, equânime e igualitária.
  • Ser enfermeiro-professor capaz de conhecer e reconhecer o papel social da escola.
  • Ser enfermeiro-professor capaz de demonstrar o domínio dos conteúdos a serem socializados, os seus significados nos diferentes contextos e a sua articulação interdisciplinar.
  • Ser enfermeiro-professor capaz de demonstrar o domínio do conhecimento pedagógico para o ensino em todas as etapas e modalidades da educação em enfermagem, em bases científicas e técnicas sólidas e em consonância com a legislação.
  • Ser enfermeiro-professor capaz de demonstrar o conhecimento dos processos de investigação científica que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
  • Ser enfermeiro-professor capaz de zelar pelo gerenciamento do desenvolvimento profissional individual e coletivo.

História do curso

Durante 13 anos, aproximadamente, as Enfermeiras do Hospital de Clínicas fizeram inúmeras tentativas para a criação de um Curso de Enfermagem, o que veio a ser proposto oficialmente em 29 de novembro de 1973 ao Conselho Setorial do Setor de Ciências da Saúde, que compôs uma comissão para elaborar o Plano de Estruturação do Curso de Enfermagem. O Curso de Graduação em Enfermagem da UFPR teve início em 1974. A Lei n.º 7498 (25/6/86), do Exercício Profissional da Enfermagem, estabelece as competências deste profissional, e delas destacamos, entre outras:

  • organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
  • planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
  • realização da consulta de enfermagem;
  • a prescrição da assistência de enfermagem;
  • cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas (art. 11º).

O Curso de Enfermagem da UFPR, respondendo às mudanças nas políticas do

ensino superior brasileiro, tem procurado, ao longo de sua história, atender as necessidades da comunidade para a formação de um profissional transformador. Para conhecer a história do Curso de Enfermagem, de forma detalhada, clique aqui e acesse a página do curso.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Conheça o programa Vocação, da UFPR TV, sobre o curso de Enfermagem da UFPR! Assista: youtube.com/watch?v=SP-ICzdUeY4.

Palestra

Contato

E-mail:

ufprcenf@gmail.com

Telefone:
41 3361-3752

Site:
http://www.saude.ufpr.br/portal/enfermagem/

Facebook:
https://www.facebook.com/coordenf.ufpr

Local:
Campus Botânico da UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-170

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais