Engenharia Cartográfica e de Agrimensura – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

São objetivos do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura:

  • Formar profissionais aptos a resolverem problemas relacionados ao ordenamento territorial, ao mapeamento e ao emprego de dados e informações espaciais;
  • Oferecer formação técnica adequada às necessidades do mercado de trabalho;
  • Oferecer formação de alto nível, mantendo-se entre os melhores cursos de sua área no país, conforme avaliações do Ministério da Educação;
  • Trabalhar aspectos éticos e sociais do exercício da profissão, fornecendo à sociedade profissionais conscientes de suas responsabilidades;
  • Fomentar a discussão dos rumos da profissão de Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor, através da promoção de encontros, simpósios e seminários;
  • Incentivar a constante atualização do corpo docente;
  • Oferecer adequada infraestrutura para a rotina do curso, inclusive, com laboratórios de ensino.

Características:
A grade horária do curso foi montada de forma que os alunos sempre tenham um período do dia livre para desenvolver outras atividades como estágio, por exemplo. Assim as aulas durante o primeiro, terceiro e quinto ano estão concentradas na parte da manhã e as aulas do segundo e quarto ano estão concentradas no período da tarde.

As disciplinas do curso estão organizadas em 4 núcleos: o núcleo Básico engloba disciplinas de cálculo, programação de computadores, desenho técnico, estatística, entre outras; o núcleo Profissionalizante engloba disciplinas comuns na área de engenharia; o núcleo Específico engloba as disciplinas voltadas especificamente a formação do cartógrafo e agrimensor e o núcleo de disciplinas Optativas.

As disciplinas específicas englobam três grandes áreas do conhecimento: Geodésia e Levantamentos, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas. O aluno ainda terá a oportunidade, graças às disciplinas optativas, de direcionar sua formação para uma, duas ou todas essas áreas.

O que você irá encontrar?
No curso são ofertadas disciplinas de formação básica tais como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e Programação de Computadores; de formação multidisciplinar como Transportes, Geologia e Geofísica, Cadastro Territorial Multifinalitário; e disciplinas profissionalizantes como Geodésia, Topografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas. O conjunto de disciplinas visa aperfeiçoar a capacidade de abstração, o raciocínio matemático, físico, geográfico e computacional, permitindo a especialização do acadêmico em diferentes campos de atuação.

Além de aulas teóricas, os alunos realizam aulas de campo e também são realizadas atividades práticas em laboratórios, como os de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica, Geodesia Espacial e Hidrografia, Topografia e Topografia Informatizada.

Perfil

Estudante:
gif de uma calculadora sendo utilizada

Ter afinidade com Matemática, Informática e Ciências Ambientais devem fazer parte do perfil do acadêmico.

Profissional:
gif de uma mulher abrindo uma trena e fazendo sinal de positivo com a cabeça
O Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor é um profissional multidisciplinar, e sua formação proporciona o desenvolvimento do discernimento para utilizar as geotecnologias em prol da sociedade. O profissional deverá desenvolver a capacidade de coordenar e supervisionar equipes, elaborar e executar projetos, e realizar pesquisas em sua área de conhecimento, além de estar apto a atuar em equipes multidisciplinares. Também são considerados atributos desejáveis para o profissional de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura o conhecimento de línguas estrangeiras, raciocínio abstrato e lógico, visão espacial, espírito crítico, capacidade de comunicação oral e escrita, criatividade, adaptabilidade, proatividade e pré-disposição para aprendizado permanente.

O mercado de trabalho voltado às geotecnologias está em constante expansão. Dentre as possibilidades de atuação profissional estão:

  • empresas de engenharia, meio ambiente e aerolevantamentos;
  • consultoria e projetos;
  • empresas de energia, abastecimento e saneamento;
  • empresas de urbanismo;
  • prefeituras municipais e órgãos do governo;
  • forças armadas;
  • IBGE, INPE, INCRA, Petrobrás;
  • universidades e institutos de pesquisa tecnológica.

História do curso

O curso de Engenharia Cartográfica existe desde 1977 na UFPR e vem se modernizando continuamente a fim de atender as necessidades do mercado, reestruturando seus laboratórios e capacitando seu corpo docente – na sua maioria doutores. A partir de 2012 o curso passou a se chamar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, de acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais do MEC, ampliando sua área de formação e também as possibilidades de atuação profissional de nossos alunos.

A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura é a área da Engenharia responsável pelo levantamento e representação da superfície terrestre. Exige o conhecimento de métodos e técnicas para coletar, processar e representar dados, assim como informações sobre fenômenos cuja localização, variabilidade e dinâmica estejam relacionadas à superfície terrestre. Estes métodos e técnicas são desenvolvidos pelas Ciências Geodésicas: Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas.

É uma área da engenharia fundamental à tomada de decisões técnicas voltadas ao planejamento urbano, regional e meio ambiente, pois a análise do comportamento espacial de fenômenos que ocorrem na superfície da Terra (como enchentes, deslizamentos de terra, desmatamento, riscos ambientais, entre outros) só é possível com dados georeferenciados que possam representar a informação de forma lógica, fidedigna e atualizada.

Representar a superfície física da Terra sempre foi um desafio para o ser humano. A necessidade de conhecer, ocupar e explorar o território sempre se fez presente na evolução da humanidade. No mundo moderno o mapa é um elemento fundamental para a compreensão de um fenômeno espacial; para o conhecimento, ocupação e exploração organizada, justa e sustentável da superfície física da Terra. Mapas, mais do que instrumentos de segurança nacional, são hoje instrumentos de desenvolvimento econômico e social sustentável.

Mas a geração de mapas não é a única habilidade do cartógrafo e agrimensor! O cartógrafo e agrimensor é um profissional multidisciplinar capaz de coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos e batimétricos; desenvolver atividades de georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos; elaborar projetos e executar serviços de loteamento, desmembramento e remembramento de imóveis; locações de sistemas de saneamento, irrigação e drenagem; traçados de cidades e estradas; desenvolver bancos de dados geográficos e Sistemas de Informações Geográficas; desenvolver processos de automação; desenvolver aplicativos onde a informação espacial é importante; monitorar estruturas e obras de arte; prover soluções em Big Data, Internet das Coisas, BIM, realidade aumentada, cidades inteligentes e mapeamento colaborativo; entre inúmeras outras atividades.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Os alunos do curso têm possibilidade de realização de estágio não supervisionado a partir do segundo semestre de ingresso no curso. Além disso existem várias outras oportunidades como monitoria, participação em projetos de pesquisa, iniciação científica e tecnológica, voluntariado acadêmico.

O curso conta também com uma Empresa Júnior que desenvolve trabalhos de engenharia cartográfica e de agrimensura para a comunidade sob orientação de professores do curso, é a Azimute Engenharia Jr.

Palestra

Contato

Telefone:

(41) 3361-3038


E-mail:
 

carto.ufpr@gmail.com


Site e redes sociais:

www.cartografica.ufpr.br


Local:

Campus Centro Politécnico da UFPR

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Jardim das Américas, Curitiba – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura!

Geografia – Curitiba

Geografia – Matinhos

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais