Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O Curso de Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná tem como objetivo formar profissionais com embasamento técnico moderno e globalizado, que o proporcione exercer a profissão com os princípios do desenvolvimento sustentável, como respeito ao meio ambiente e inserção social aliados ao rendimento econômico para produção de pescado de alta qualidade para a sociedade.

Características:
O Curso habilita o profissional a atuar em todas as áreas da Engenharia de Aquicultura, como na elaboração e desenvolvimento de projetos de fazendas aquícolas, gerenciamento da produção, desenvolvimento de sistemas, diagnósticos e licenciamento de fazendas, setores de desenvolvimento de indústrias de insumos como rações, equipamentos e processamento de pescados, atuação em projetos de pesquisas e no empreendedorismo na área da aquicultura.

O que você irá encontrar?
No Curso de Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná a oferta inicia com as disciplinas básicas da área de exatas e de introdução à área. Já a partir do segundo ano iniciam os conhecimentos das áreas biológicas (anatomia, fisiologia, genética, patologia, citologia), tecnológicas (elétrica, hidráulica, nutrição, melhoramento genético, topografia, mecânica, projetos). Nos terceiro e quarto anos estão concentradas as áreas de aquicultura, que no nosso Curso são muito abrangentes (algicultura, cultivo de alimento vivo, cultivo de ostras, mexilhões, polvos, camarões e peixes de corte e ornamentais de água doce e marinhos). No último ano o enfoque está na aproximação do aluno ao mercado de trabalho via Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso. São diferenciais do Curso as saídas de campo, viagens técnicas com visitas a propriedades, participação em projetos de pesquisas, projetos de extensão e o conhecimento prático e experiência dos professores nas mais diversas áreas de atuação.

Perfil

Estudante:

gif com o desenho de um monstrinho abraçando o planeta terra
Espera-se do Aluno do Curso de Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná, o perfil de atração por atividades ao ar livre, proximidade com o ambiente de natureza aquática (marinho ou de águas continentais), espírito de inovação e empreendedor, gostar de atuar na área de ligação entre a biologia, tecnologia, exatas e produção de organismos aquáticos.

Profissional:

gif de um caranguejo feito em animação. Ele está dançando em cima de uma pedra na areia da praiaA demanda nacional e mundial por pescado vem crescendo. As limitações da oferta pela pesca, o crescimento da população mundial e o aumento da consciência e busca por alimento saudável fazem as projeções de crescimento se manterem elevadas para os próximos anos. A aquicultura tem sido vista como área estratégica por governos de diferentes nações desenvolvidas e em desenvolvimento no mundo todo. No Brasil a aquicultura é a área da produção animal com maior crescimento, portanto são constantes as oportunidades de trabalho para profissionais com conhecimento teórico-prático consolidado e disposição para atuar nas regiões de produção aquícola no país.

História do curso

O Curso de Engenharia de Aquicultura vem da evolução do Curso de Tecnologia em Aquicultura que iniciou suas atividades no ano de 2009, no mesmo campus de Pontal do Paraná. O Município de Pontal do Paraná tem como principais atividades econômicas a pesca artesanal e o turismo voltado à sua extensa área de praias, com balneários de diversas características para lazer. O Município se situa no centro da região litorânea do Estado do Paraná, tendo ao norte a Baía de Paranaguá, com sua extensa área de estuário e atividade portuária. Margeando a mesma baía, ainda mais próximo da divisa com o Estado de São Paulo, se localiza uma das área litorâneas mais preservadas do mundo: a região de Guaraqueçaba. Já ao sul, dois outros municípios com forte atividade turística: Matinhos e Guaratuba, que margeiam a Baía de Guaratuba, outra área de alto potencial para atividades de cultivo de organismos aquáticos marinhos.

Também próximo a sede do Curso estão dois municípios que integram o Litoral do Estado: Morretes e Antonina com regiões turísticas históricas, de natureza e aventura com características climáticas e hidrografia favorável a cultivos de organismos de água doce. Neste contexto social e geográfico está inserido o Curso de Engenharia de Aquicultura – Pontal do Paraná, oferecendo oportunidades de vivenciar as diversas áreas de atuação na Aquicultura. O curso ainda favorece o desenvolvimento da atividade na Região com parcerias e projetos, além de já contar com a colocação de profissionais em diferentes Regiões e atividades aquícolas no País.

Vagas

Saiba mais

Palestra

Contato

E-mail:

aquicultura@ufpr.br


Telefone:

(41) 3511-2140


Site:

http://www.cem.ufpr.br/portal/aquicultura


Local:

Unidade Mirassol – Centro de Estudos do Mar na Praia da UFPR

Campus Pontal do Paraná 

Rua Rio Grande do Norte, 145
Balneário Mirassol, Pontal do Paraná – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Engenharia de Aquicultura!

Ciências Biológicas – Curitiba

Ciências Biológicas – Palotina

Engenharia de Aquicultura – Palotina

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais