Engenharia Mecânica – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
Cabe ao engenheiro mecânico o projeto, dimensionamento, escolha de materiais e tratamentos dos mesmos, manutenção e por fim, descarte, de peças e equipamentos mecânicos. Também cabe ao engenheiro mecânico o projeto e dimensionamento de equipamentos e máquinas que operem com fluidos, como motores, caldeiras e sistemas de condicionamento de ar. São atribuições do engenheiro mecânico o projeto e a especificação de um simples parafuso até o projeto de uma nave espacial ou de um veículo transcontinental.

Características:
O Curso de Engenharia Mecânica apresenta suas disciplinas profissionalizantes (obrigatórias e optativas) divididas em quatro grandes grupos: 1) Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico; 2) Ciências Térmicas; 3) Materiais; e 4) Fabricação.

O que você irá encontrar?
Nos dois primeiros anos de curso, o estudante terá contato com as disciplinas básicas de toda engenharia: cálculos e físicas. Associadas a essas, o estudante terá contato com algumas das primeiras disciplinas profissionalizante. De um modo geral, ao progredir no curso, o estudante terá contato com disciplinas dos quatro grandes grupos (Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico; Ciências Térmicas; Materiais; e Fabricação). Ao estudante, durante o curso, também são oferecidas oportunidades como a possibilidade de uma dupla diplomação, intercâmbios, iniciações científicas e tecnológicas e projetos de extensão (BAJA, Aerodesign, Yapira, Eco Octano, Minifoguetes). O estudante também poderá iniciar estudos de uma pós-graduação stricto-sensu mesmo antes de concluir a graduação, como um incentivo para tal prática. Enfim, abre-se um leque bastante amplo de possibilidades através do qual o estudante pode definir seu futuro.

Perfil

Estudante:
gif da atriz Jennifer Aniston sentada, segurando o próprio queixo e fazendo uma expressão de curiosidade
O estudante de engenharia mecânica deve ser, sobretudo, curioso e persistente. Deve também ter afinidade com matemática e física, ciências básicas que deram origem às engenharias. Como existe um amplo espectro de vagas e profissionais de engenharia, não há um perfil único desejado ao estudante. O que deve ocorrer é a busca do estudante pela área que mais lhe apraz, dentre as diversas vertentes que um engenheiro mecânico pode possuir.

Profissional:
gif de uma mulher colocando um capacete próprio para engenheiros
Não há perfil único para o engenheiro mecânico: há aqueles que se tornam líderes, que gerenciam plantas fabris e grandes corporações. Há os que se tornam projetistas e usam em seu cotidiano ferramentas de simulação numérica e/ou experimentais. Há os engenheiros de manutenção, que são acionados em diversas situações, desde os casos preditivos até a quebra de equipamentos. Reiterando, não há um engenheiro mecânico típico – há diversos perfis para diferentes situações.

 

História do curso

Integral: o Curso de Engenharia de Mecânica (Integral) foi reconhecido pelo Decreto nº 67730 de 08 de dezembro de 1970, publicado em Diário Oficial da União (DOU) em 10 de dezembro de 1970, com parecer nº625/1970 – CFE. A renovação do reconhecimento do curso consta na portaria Nº 922, de 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU em 28 de dezembro de 2018.

Conforme Resolução 57/16 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal do Paraná, o Curso de Engenharia Mecânica – Integral (05A), tem periodização recomendada de 10 semestres, com duração máxima de 15 semestres.

Noite: o Curso de Engenharia de Mecânica (Noturno) foi reconhecido pela Portaria 429 de 29 de julho de 2014, publicada em Diário Oficial da União (DOU) em 31 de julho de 2014 e emitida pelo MEC. A renovação do reconhecimento do curso consta na portaria Nº 922, de 27 de dezembro de 2018, publicada no DOU em 28 de dezembro de 2018. Conforme Resolução 58/16 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal do Paraná, o Curso de Engenharia Mecânica – Noturno (103A), tem periodização recomendada de 12 semestres, com duração máxima de 18 semestres.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAEM) faz parte da Atlética do Setor de Tecnologia (C7). Nessa atlética, há várias atividades complementares ao curso de engenharia mecânica. Os estudantes do curso também criaram uma Empresa Júnior, a COEM-Jr, que presta serviços de consultoria para empresas e empreendedores individuais. Também estão disponíveis aos estudantes do curso os projetos de extensão (BAJA, Aerodesign, Eco Octano, Yapira, Minifoguetes) que permitem que o estudante possa praticar parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Aos estudantes também estão disponíveis diversos grupos de pesquisa aos quais eles podem fazer parte, realizando trabalhos de iniciação científica, iniciação tecnológica ou trabalhos de conclusão de curso.

Palestra

Contato

E-mail:

ccem@ufpr.br


Telefone:

41 3361-3131


Site:

www.demec.ufpr.br


Facebook:

https://www.facebook.com/coordengmecufpr/


Local:

Centro Politécnico – Bloco IV

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Jardim das Américas – Curitiba – Paraná

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Engenharia Mecânica!

Engenharia de Energia – Palotina

Engenharia Elétrica – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais