Engenharia Química – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O curso de Engenharia Química da UFPR tem por objetivo formar profissionais capazes de atuarem na operação, acompanhamento, pesquisa e avaliação de unidades industriais; pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos industriais; planejamento, distribuição, escoamento e armazenamento de produtos; além de assessoria técnica, controle ambiental e segurança industrial. Dentre os objetivos específicos do curso de Engenharia Química da UFPR, podemos destacar:

  • Propiciar ao discente uma formação sólida em ciências básicas e em fundamentos de engenharia química.
  • Propiciar ao discente a aplicação dos conhecimentos matemáticos, lógicos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia química.
  • Capacitar o discente a identificar, formular e resolver problemas de engenharia química.
  • Conscientizar sobre os impactos das atividades da engenharia química no contexto ambiental e social.
  • Estimular o desenvolvimento do espírito inovador e empreendedor.
  • Estimular a prática de estudo independente visando à autonomia intelectual e profissional do discente.
  • Estimular a prática de estudo em grupos valorizando as relações interpessoais.

Características:

  • incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;
  • estimular práticas de estudo independente, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
  • fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária;

Assim, o aluno possuirá uma formação sólida em conhecimentos da engenharia química de forma a poder atuar em diferentes processos químicos, como por exemplo, na indústria petroquímica, de alimentos, papel e celulose, química fina e outros.

O que você irá encontrar?
O Curso de Engenharia Química tem a finalidade de proporcionar condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades referentes ao perfil profissional desejado, atendendo assim aos objetivos propostos. A matriz curricular oferece conteúdos de formação básica e específica que se integram mediante processo educativo fundamentado na articulação entre teoria e prática.

Com o presente Projeto Pedagógico, o Curso de Graduação de Engenharia Química da UFPR passa a possuir a carga horária total de 3715 horas distribuídas por 10 semestres letivos: 2655 horas de disciplinas obrigatórias (teóricas e práticas de laboratório), 60 horas obrigatórias de disciplinas de Humanidades, 180 horas de disciplinas de formação específica (optativas), 450 horas de estágio curricular obrigatório, 40 horas de atividades formativas, 30 horas de disciplina obrigatória de Extensão, e 300 horas de atividades de extensão. As disciplinas optativas contam com conteúdos complementares a formação acadêmica dos estudantes abordando temáticas de engenharia química aplicada (modelagem, controle avançado) área de papel e celulose; alimentos e meio ambiente. Seguindo a premissas do Planejamento Estratégico da UFPR (PID – Plano Institucional de Desenvolvimento da UFPR 2017/2021, PROPLAN/UFPR), este Projeto Pedagógico de Curso visa à aproximação do curso de graduação com as Pós-Graduações vinculadas ao Departamento de Engenharia Química (PPGEAL, PPGEQ e PPGMAUI) inserindo disciplinas das Pós-graduações (PPGEAL, PPGEQ e PPGMAUI) no elenco de optativa do curso de graduação de Engenharia Química.

Perfil

Estudante:
gif de um gatinho à frente de um notebook, ele usa óculos e parece estar estudando
Discente deve:

  • estar disposto a enfrentar desafios;
  • ter afinidade com as disciplinas da área de exatas: matemática, física e química;
  • ter afinidade com ferramentas computacionais (uso de software comercial ou programação e desenvolvimento de software);
  • estar disposto a realizar estágios para vivência no futuro ambiente profissional;
  • estar ciente de que apesar de existirem referências bibliográficas em português, o uso/domínio do idioma inglês será importante para a leitura de eventuais livros técnicos utilizados como referência bibliográfica nas disciplinas.

Profissional:
gif de um homem fazendo sinal de sim com a cabeça, ele olha pra câmera e aponta várias vezes para a cabeça, demonstrando inteligência
A Resolução n° 2, de 24 de abril de 2019, do Conselho Nacional de Educação CNE/CES, no artigo 3°, define que: O perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:

  • Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica.
  • Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora.
  • Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia.
  • Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática.
  • Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho.
  • Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

História do curso

HISTÓRICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR

1924 – Fundação do Curso de Química Industrial pela extinta Faculdade de Engenharia do Paraná.

1934 – O Curso de Química Industrial passou a ser mantido pelo Instituto de Química do Paraná.

1940 – Reconhecimento Federal do Curso de Química Industrial pelo decreto n.º 6.489 de 05/11/1940 e publicado no Diário Oficial da União em 22/11/1940, tendo iniciado suas atividades em 02/01/41.

1952 – O Instituto de Química do Paraná passou a ser denominado Escola Superior de Química do Paraná.

1953 – Incorporação da Escola Superior de Química do Paraná à Universidade Federal do Paraná, passando a se denominar Escola Superior de Química da Universidade Federal do Paraná.

1954 – Transformação do Curso de Química Industrial no atual Curso de Engenharia Química.

1972 – Inauguração, no centro Politécnico, das Usinas Piloto – indústrias em pequena escala objetivando o ensino de Engenharia Química.

2004 – Comemoração do Jubileu de Ouro do Curso de Engenharia Química.

2012 – Inauguração do Novo Prédio da Engenharia Química, centralizando todas as aulas teóricas ministradas aos alunos do curso, como também todas as salas dos professores do DEQ, contendo também espaço destinado às atividades de extensão, atividades administrativas da graduação e de três pós-graduações.
2019 – Curso de Graduação em Engenharia Química comemora 65 anos de existência.

 

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Curso conta com o Diretório Acadêmico (DAEQ); Grupo PET; Empresa Júnior de Engenharia Química (EJEQ); Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ); Seção AICHE – Curitiba.

Professores oferecem projetos de iniciação científica em suas respectivas áreas de atuação.

Palestra

Contato

Telefone:

(41) 3361-3056

(41) 3361-3057

(41) 3361-3277


E-mail:

cceq@ufpr.br

deq@ufpr.br


Site e redes sociais

http://www.tecnologia.ufpr.br/portal/cceq/


Local:

Centro Politécnico

Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100
Jardim das Américas – Curitiba/PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Engenharia Química!

Engenharia de Alimentos – Jandaia do Sul

Farmácia – Curitiba

Química – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais