Geografia – Matinhos
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Sobre o curso

Objetivos:
O Curso propõe uma formação ampla dentro da compreensão do ser humano e a sua relação e construção dos ambientes, dos territórios, dos lugares e paisagens. Encaminha o(a) estudante(a) e futuro(a) educador(a) à uma formação crítica diante dos debates atuais acerca dos grandes problemas socioambientais, de luta pelo território urbano e agrário, dos desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e as consequências mundiais, regionais e locais. O(a) licenciado(a) também terá acesso às ferramentas atuais de análise do território por meio da cartografia e das tecnologias complementares a essa ciência, bem como terá oportunidade de compreender as especificidades dos diferentes espaços a partir da sua interação com as comunidades, utilizando a cartografia social como um dos possíveis métodos de interpretação das diversas realidades territoriais e sociais.

O Curso tem por objetivo geral formar o (a) profissional licenciado (a) em geografia com autonomia intelectual, consciência política, pensamento crítico e criativo voltado à justiça social que tenha como princípios de atuação o respeito às diferenças, a solidariedade, o senso crítico, as propostas populares de transformação social, os diálogos de saberes, a superação das formas de opressão social, a fim de que possa investigar, pensar e propor processos educativos sobre fenômenos territorialmente relevantes na perspectiva do bem viver, com base no trabalho coletivo, comunitário e colaborativo.

O que você irá encontrar?
A coordenação e os (as) docentes da Ligeo (abreviação utilizada pela comunidade acadêmica para referir-se ao Curso), tem como um dos seus principais princípios, o diálogo constante, no sentido de construir coletivamente estratégias que contribuam para a permanência dos(as) estudantes. Sendo assim, a Ligeo busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos(às) ingressos(as) conciliarem estudos com o trabalho. Nesse contexto, as aulas são ofertadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e, tanto os estágios obrigatórios quanto os trabalhos de campo, são pensados, em conjunto com os(as) discentes, para que aconteçam em dias e horários compatíveis com os(as) que trabalham, a fim de oportunizar a participação do maior número possível de estudantes em tais atividades que são de fundamental importância para as suas formações.

De modo geral, os módulos que compõe a grade curricular da Licenciatura, são voltados para que o(a) educador(a) em geografia possa compreender os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. Em função de seu caráter teórico-prático, também fazem parte do currículo do Curso, os trabalhos de campo que são realizados nos municípios do litoral paranaense, bem como, em outras diferentes regiões brasileiras.

Perfil

Estudante:
gif que mostra o desenho de um lápis grande representando um professor e vários outros lápis pequenos representando seus alunos. O lápis grande anda à frente enquanto os pequenos o seguem
Durante toda a sua formação na Ligeo, o(a) futuro(a) educador(a) em geografia será estimulado pelo coletivo do Curso, a compor um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentável, e, a partir desse foco, promover ações que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares, em espaços de educação popular e nas comunidades em que ele(a) possivelmente vier a atuar.

Profissional:
gif de um professor de óculos e cabelos brancos, terno e gravata borboleta, fazendo sinal de positivo com as duas mãos. Ao fundo, um quadro negro com algumas expressões matemáticas
Fugindo da ideia de formar com exclusividade para o mercado, tanto o projeto da UFPR – Litoral, quanto o PPC da Ligeo, pretendem tecer ações educativas na qual se construam oportunidades de conquistas que visem por excelência à vida (bien vivir). Tendo como base a atual configuração espaço temporal e sócio econômica do litoral paranaense, região com um dos mais baixos índices de IDH e IDEB do Estado do Paraná, o Curso pretende ter atuação local e regional, focando as suas ações no ensino, extensão e pesquisa, principalmente nos 7 municípios que compõe a região litorânea do Estado.

Sendo assim, o(a) futuro(a) educador(a) de geografia formado(a) pela Ligeo, terá um compromisso ético com a educação pública popular emancipatória, e estará habilitado(a) a atuar nas escolas públicas estaduais que atendem as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como, no ensino, na extensão e na pesquisa, com foco na construção e fortalecimento da gestão democrática e participativa dos territórios.

História do curso

A Licenciatura em Geografia do Setor litoral da UFPR iniciou suas atividades acadêmicas com a sua primeira turma no ano de 2017, fato que a caracteriza como um dos mais recentes cursos de graduação implementados nesta Instituição. Neste ano de 2021, ingressará na Graduação a quinta turma de estudantes, mesmo ano em que ocorrerá a primeira formatura do Curso.

Sua gênese foi ponderada por demandas de um contexto histórico-social marcado por uma carência na formação inicial de educadores e educadoras de Geografia no litoral paranaense. Somada às intencionalidades institucionais de integração dos níveis educacionais do ensino público e aos princípios de um projeto educativo emancipatório que assume a transdisciplinaridade como fundamentação epistemológica, a resposta a essas demandas foram projetadas e a construção do Curso de Licenciatura em Geografia se justificou como uma possibilidade de:

  • Propiciar uma formação inicial de educadores e educadoras de Geografia de forma gratuita, com qualidade, sediada e contextualizada no litoral paranaense;
  • Grande integração com outros cursos, projetos de pesquisa e de extensão do Setor Litoral, com possibilidade de trabalhos colaborativos, por meio da abordagem dos seguintes temas inerentes à formação em licenciatura em geografia: reconhecimento do litoral, cartografias participativas, geopolítica e gestão territorial, relações Sociedades X Naturezas, processos ecossistêmicos e meio ambiente; políticas de promoção à saúde (geografia da saúde), políticas públicas e programas assentados em territórios, planejamento territorial, entre outros);
  • Ampliar o rol de licenciaturas do Setor Litoral, fortalecendo a área de Ciências Humanas, pouco representada nos territórios litorâneos do Paraná;
  • Auxiliar na compreensão dos conflitos por terras e territórios nas cidades e campos do litoral paranaense, que constituem-se como cerceadores aos acessos, ao reconhecimento e redistribuição de direitos, para então refletir sobre tais processos, auxiliando na criação de estratégias de (r)existências;
  • Contribuir com o preenchimento das lacunas na produção de conhecimentos sobre conflitos por terra e território, fundamentais nos processos de democratização social, visto que a efetivação de muitos direitos está fundado no acesso às terras;
  • Auxiliar a desenvolver estratégias a fim de debater a questão do boom populacional do litoral nos aproximadamente 60 dias de temporada em que, segundo dados da mídia da capital paranaense, a população litorânea aumenta em cerca de 7 vezes, atingindo 1,5 milhão de pessoas. Processo que intensifica e amplia a precarização dos serviços básicos ofertados à população local e aos visitantes;
  • Auxiliar a repensar a organização dos arranjos espaciais voltados à (re)produção do capital em detrimento da qualidade de vida dos moradores dos municípios litorâneos, principalmente no que se refere às atividades portuárias e ao turismo sazonal;
  • Auxiliar a fortalecer processos de (re)conhecimento do litoral por meio de um observatório das questões territoriais que possa fornecer bases de dados e materiais cartográficos para outros cursos;

Desta forma caminha o Curso de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral caminha para o seu quinto ano de atividade. Assumindo que os elementos curriculares devem existir em consonância e que o ato curricular deve se manifestar como a articulação de todos esses elementos, com o objetivo de gerar uma sinergia formativa que supere o potencial desarticulado e isolado dos mesmos. Entendendo que há por trás de cada elemento do currículo uma justificativa estratégica sustentada por demandas contextuais, intencionalidades, princípios epistemológicos e de aprendizagem, assim como uma concepção política que deve ser clara e pactuada em cada ato curricular. Dessa forma o currículo do Curso de Licenciatura em Geografia existe somente se vivido na práxis permanente, uma vez que, por estar sujeito às dinâmicas conjunturais, mantém-se em dialética constante.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O PPP da UFPR Litoral ressalta a relevância de três fases formativas como elementos estruturantes do currículo por projetos. Durante seu itinerário formativo o estudante deve: exercitar sua percepção crítica da realidade; aprofundar-se metodológica e cientificamente; e preparar sua transição para o exercício profissional e da cidadania ativa. Para que isso ocorra propõe as seguintes atividades pedagógicas: elaboração e desenvolvimento de projetos; estágios de vivência e de aprimoramento; trabalhos interdisciplinares e interprofissionais; Intercâmbios; trabalhos de extensão, pesquisa e monitoria; grupos temáticos de estudo; módulos de Fundamentos Teórico-práticos; oficinas de teatro, dança, música, cinema, esportes, lazer e artesanato; Interações Culturais e Humanísticas; estágios e trabalhos pré-profissionais orientados.

Diante destas proposições os currículos dos diferentes cursos assumem uma organização comum. Para dar conta das diferentes etapas formativas do aluno o currículo possui uma orientação temporal denominada “fases formativas” e são representadas pelos momento de “Conhecer e compreender”, “Compreender e propor” e “Propor e agir”. Estas fases estão sujeitas às individualidades de cada processo e devem sempre ser consideradas para o planejamento de ambos os elementos curriculares, uma vez que a aprendizagem centra-se nos discentes e estes estão sujeitos a um processo transformador.

Todos os currículos da UFPR Litoral, tanto das graduações como das pós-graduações, possuem três eixos organizacionais: os Projetos de Aprendizagem (PA), as Interações Culturais e Humanísticas (ICH) e os Fundamentos Teórico-Práticos (FTP). A atribuição de tempo formativo para cada um destes eixos curriculares é de no mínimo 20% para PA, no mínimo 20% para ICH e até 60% para os FTP.

Para maior entendimento da dinâmica curricular, sugerimos a leitura do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral.

Palestra

Contato

Telefone:

(41)3511-3300


E-mail:
 

geografia.ufprlitoral@gmail.com


Site:

http://www.litoral.ufpr.br/portal/geografia/curso/


Local:

Setor Litoral da UFPR

Rua Jaguariaíva, Tv., 512
Caiobá, Matinhos – PR

Vestibular

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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