Geologia – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

O curso tem como objetivo a formação do estudante como um cidadão crítico, pronto a auxiliar a sociedade na análise e busca de soluções para a exploração racional dos bens minerais do planeta e a conservação do meio ambiente frente a essa exploração. Visa preparar profissionais generalistas capacitados para atuar nas diversas áreas da Geologia.

Características:
O curso de Geologia permite a obtenção do título de bacharel em Geologia, com habilitação junto ao CREA para atuar em várias áreas da geociências, entre elas, mineração, meio ambiente, petróleo, águas subterrâneas, geotécnica, ensino e pesquisa.


O que você irá encontrar?

As disciplinas do curso estão distribuídas em 10 semestres.


Os primeiros semestres são destinados às disciplinas básicas como química, cálculo, física e disciplinas introdutórias da Geologia, entre elas geologia geral e mineralogia. Durante os segundo e terceiro anos, as disciplinas são voltadas à formação básica do geólogo com disciplinas do núcleo formativo como estratigrafia, geoquímica, geologia estrutural, petrologia ígnea e metamórfica, por exemplo.


Nos dois últimos anos do curso ocorrem as disciplinas de caráter profissionalizante para o geólogo, como mapeamento geológico, geofísica, geologia econômica, hidrogeologia. No último ano do curso o aluno deve, também, desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC) na área de sua preferência e orientado por um professor para integralização curricular.


Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deverá cursar disciplinas optativas distribuídas, preferencialmente nos anos finais do curso e um período de estágio obrigatório em empresa de atuação na área da geologia. As disciplinas são basicamente teórico-práticas com atividades de campo que variam de duração de um a 15 dias de viagem. As viagens são custeadas pela universidade.

Perfil

Estudante:
gif de um homem em frente ao mar, com os braços abertos, e aparecem os dizeres

*I love nature significa “eu amo a natureza”.

O curso de Geologia permite uma atuação ampla em diversas áreas que envolvem desde atividades desenvolvidas em escritório, laboratório e campo para caracterização de materiais e de processos geológicos. Dessa forma, o aluno deve ser um curioso pela natureza, com predisposição para descrição e análise e interpretação de dados e com habilidade para vivência na natureza. Também deve ter interesse em atuar fora do estado do Paraná, pois muito do campo profissional é desenvolvido em outros estados e, às vezes, em locais remotos.

Profissional:
gif de um mulher, jornalista, que está em cima de um morro de terra. Com uma das mãos ela segura um microfone e, com a outra, segura um punhado de terra. A mão com a terra vai se abrindo enquanto a terra vai caindo aos poucos no chão
O geólogo é registrado junto ao CREA e tem suas atividades fiscalizadas por esse órgão. Deve ser um profissional dinâmico apto a se adaptar a atividades tanto em laboratório como em campo com viagens a locais remotos e jornada de trabalho especial de turnos. As atividades em que um geólogo pode atuar são amplas e a especialização ocorre ao final do curso e início da carreira. As empresas que empregam geólogos são empresas de mineração (Vale, Yamana Gold, Votorantim, etc), de exploração de petróleo e gás (Petrobras, Exxonmobil, etc), empresas públicas (Sanepar, CPRM, IAT, etc), empresas de perfuração de poços para águas subterrâneas (Tecnopoços, Perfugel, etc) empresas de atuação em meio ambiente e de prestação de serviços geológicos e (ANDES, Mineral, etc) universidades entre outras.

História do curso

O curso de Geologia na UFPR foi criado em 1972 perante o anseio da comunidade geológica da UFPR e a necessidade de mão de obra para atividades de mapeamento geológico e mineração. Ao final do século XX forneceu uma quantidade significativa de egressos para a indústria do petróleo.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria, Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA, Programa de Iniciação Científica e a Empresa Junior de Geologia – Pangea Jr.

Durante o curso o aluno terá oportunidade de participar de várias atividades extracurriculares para sua formação. Vários grupos de estudantes formados por interesses em comum existem no curso como o grupo PET, um programa de tutoria para alunos com bom desempenho escolar; a PANGEA, grupo de alunos que atuam como empresa júnior; além de grupos de estudantes nos chamados Students Chapter, representações estudantis ligadas a sociedades científicas/profissionais especializadas como a American Association Petroleum Geologists. Também podem participar do centro acadêmico (CEGEP) que atua como representação estudantil junto ao curso e órgãos da UFPR.

Palestra

Contato

E-mail:

ccgeologia@ufpr.br


Site:

http://www.geologia.ufpr.br/portal/graduacao/ 


Local:

Centro Politécnico da UFPR

Av. Prof. Francisco H. dos Santos s/n
Jardim das Américas, Curitiba-PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Geologia!

Oceanografia – Pontal do Paraná

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais