História – Memória e Imagem – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O Curso de História modalidade Bacharelado com Licenciatura visa formar profissionais que dominem, em conjunto, os procedimentos da pesquisa e do ensino de História. Este é um diferencial importante do curso, pois, integrando a capacitação para a pesquisa e para o ensino numa habilitação única, forma professores que dominam os processos de construção do saber e pesquisadores que estão também capacitados para comunicar o conhecimento produzido em situações de ensino.

A maior parte dos egressos do curso se dedica à atividade docente, ensinando em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Embora enfatize a formação para a pesquisa e para o ensino, o curso capacita profissionais com competências diferenciadas para um mercado de trabalho amplo e diversificado.

Características:
A estrutura do curso propõe ao aluno disciplinas de iniciação à pesquisa em história, distribuídas por recortes temporais ou geográficos e, sobretudo, enfatiza as disciplinas de caráter mais específico às propostas do curso. Os alunos poderão optar, a partir do quinto período, por um dos dois eixos:

  • História e Memória: eixo que privilegia a formação de conhecimento com o uso de suportes que apontam para a memória social (arquivos, museus, monumentos).
  • História e Imagens: eixo que privilegia o estudo das relações entre História e suportes imagéticos, na perspectiva do desenvolvimento de narrativas. 

O que você irá encontrar?
Durante a formação, há disciplinas de caráter obrigatório, que abordam as diferentes formas de pensar e escrever a história ao longo do tempo e tratam de períodos específicos: Teoria da História, História do Brasil, História Antiga, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea, História da África, História da América. Dentre as disciplinas obrigatórias também se encontram aquelas voltadas à especificidade do curso: História e Memória; História, Imagem e Narrativa; História da Arte, além de oficinas específicas nas quais os estudantes aprendem a trabalhar em edição de imagem e som nos laboratórios do curso.

Também há as disciplinas de caráter optativo, chamadas de Tópicos Especiais, nas quais os professores aprofundam determinados assuntos ou abordagens de pesquisa, como história das religiões, das mulheres, da escravidão, da ciência, do cinema, da fotografia, dentre outras.

Em todas as disciplinas, são exploradas diferentes fontes, como filmes, fotografias, mapas, histórias em quadrinho, fontes arqueológicas, literatura, jornais, crônica de reis, processos criminais e onde mais se puder encontrar as manifestações de homens e mulheres ao longo da história. Por ter o curso uma característica voltada à conservação da memória por meio de trabalhos com imagens, é possível aos estudantes apresentarem trabalhos práticos (documentários, organização de mostras etc.) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Perfil

Estudante:
gif de um homem usando óculos e tendo uma ideia. No momento da ideia, uma lâmpada acende em sua cabeça
Temos majoritariamente discentes advindos do ensino público. O perfil etário é misto, com uma maioria de estudantes frequentando seu primeiro curso universitário. Há também uma boa porcentagem de estudantes que estão fazendo o curso como segunda formação.

Buscamos apresentar ao estudante o campo de estudos históricos permeado com a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas que digam respeito sobretudo à questão da produção do saber historiográfico por meio das imagens e do trabalho com a questão da memória. Nesse sentido, estudos relacionados ao cinema, arte, literatura e patrimônio são sempre atrativos e de interesse para os estudantes.


Profissional:

gif do personagem Professor, da série La Casa de Papel, dando aula
A maior parte dos egressos do curso se dedica à atividade docente, ensinando em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Embora enfatize a formação para a pesquisa e para o ensino, o curso capacita profissionais com competências diferenciadas para um mercado de trabalho amplo e diversificado. Há a qualificação para ingresso no trabalho em Museus (aliás, onde boa parte de nossos estudantes estagiam), Acervos e Arquivos públicos ou privados, Galerias de arte etc.

História do curso

Immanuel Kant, o famoso filósofo, certa vez escreveu, ainda no século XVIII, que as imagens expandiram tanto seus domínios que seria difícil se orientar no pensamento sem elas. O historiador, mapeando a memória histórica orientado pelas imagens, coloca-se então a tarefa de salvaguardar esse passado. Tendo como horizonte a investigação da História a partir de uma perspectiva que privilegia questões relativas aos aspectos imagéticos que conformam a sociedade, o curso de Bacharelado em História – Memória e Imagem da UFPR visa formar historiadores capacitados a lidarem com as dimensões do visual na História e com as práticas de preservação da memória histórica. Além disso, a produção do conhecimento histórico sob diferentes suportes e as diferentes formas de preservá-lo e divulgá-lo são os outros dos aspectos privilegiados na formação.

O curso foi criado a partir do projeto de expansão do REUNI, iniciou suas atividades em 2009 (são 40 os estudantes que anualmente ingressam no curso). Após seu reconhecimento, com a formação da primeira turma, obteve nota 4 em sua primeira avaliação e, seguindo uma reforma curricular em 2015, o curso intensificou suas atividades didático-práticas, tendo como resultado um ganho de desempenho na avaliação de cursos do MEC (ENADE) com a obtenção da nota 5 em seu segundo ENADE – em 2017. Como exemplo das atividades que têm servido à excelência do curso estão a produção e edição de vídeos, confecção de materiais audiovisuais, oficinas voltadas à organização de exposições de artefatos históricos etc.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Conheça o programa Vocação, da UFPR TV, sobre o curso de História – Memória e Imagem da UFPR! Assista: youtube.com/watch?v=hipbqVjBRbc.

Palestra

Contato

Telefone:

41 33605135


Site:

http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/graduacao/curso-noturno/


Local:

Campus Reitoria da UFPR

Rua General Carneiro, 460
Centro, Curitiba – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à História – Memória e Imagem!

Ciências Sociais – Curitiba

Comunicação Institucional – Curitiba

História – Curitiba

Jornalismo – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais