Informática Biomédica – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:
O Curso de Bacharelado em Informática Biomédica da UFPR visa fornecer bases teóricas e práticas que permitam aos seus egressos evoluir profissionalmente nas vertentes empreendedor, desenvolvedor ou acadêmico.

Especificamente, espera-se as seguintes habilidades dos egressos, para citar apenas algumas:

  • análise de problemas das áreas biológicas e da saúde, propondo as melhores soluções algorítmicas e/ou de modelagem;
  • desenvolvimento de sistemas de computação robustos, pelo uso das melhores técnicas de programação;
  • armazenamento de grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável;
  • computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto;
  • comunicação segura, rápida e confiável;
  • automação, controle e monitoração de sistemas complexos;
  • computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grande volume de informações;
  • processamento de imagens de diferentes origens biomédicas;
  • jogos e ferramentas para apoio à saúde e a biologia.

Características:
Este é um curso que forma profissionais com sólidos conhecimentos em Ciências da Computação, como formação predominante, que se completa com uma formação adicional em Biociências e Saúde.

A grade curricular propõe uma formação conceitual em Ciência Exatas, Biológicas e Saúde ao longo dos quatro anos e uma formação específica em três grandes áreas que representam os campos de maior evidência nessa conjunção de conhecimento. São estas as áreas de formação específica:

  • Bioinformática.
  • Processamento de imagens médicas.
  • Gerenciamento de registros clínicos e de saúde pública.

Pretende-se que o egresso do Curso de Bacharelado em Informática Biomédica da UFPR esteja entre os melhores do país, podendo atuar desde o mercado de trabalho regional, até por grandes empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior. Também se espera que o egresso possa seguir carreira acadêmica, cursando mestrado, doutorado e que seja, caso queira, um ótimo docente em instituição de ensino superior.

Também são características esperadas a capacidade de analisar e modelar problemas que lhes sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor forma possível, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas, usando raciocínio lógico e bom senso.

O que você irá encontrar?
Um processo formativo humanista, crítico e ético, baseado na apropriação e produção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de competências e habilidades que o preparem plenamente para a vida cidadã e profissional, deve basear-se em estratégias metodológicas ativas que privilegiem os princípios de indissociabilidade das funções de ensino, pesquisa e extensão, integração teoria e prática, interdisciplinaridade e flexibilidade, entre outros.

O processo de ensino/aprendizagem, aliado à pesquisa e à extensão, deve ser entendido como espaço e tempo em que o desenvolvimento do pensamento crítico se consolida e permite ao aluno vivenciar experiências curriculares e extracurriculares com atitude investigativa e extensionista. Nesse entendimento, a matriz curricular configura-se como geradora de oportunidades significativas para aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao perfil do egresso.

Assim, para o alcance dos objetivos do curso, a metodologia fundamenta-se:

  • na integração dos conteúdos básicos com os profissionalizantes, de modo a se constituírem os primeiros em fundamentos efetivamente voltados às especificidades da formação e à sua aplicabilidade;
  • na interação entre teoria e prática, desde o início do curso de forma a conduzir o fluxo curricular num crescente que culmina com o estágio na fase final;
  • na flexibilização e enriquecimento curricular por meio das atividades formativas e de outras formas;
  • na incorporação das atividades de pesquisa e extensão como componentes curriculares;
  • na utilização de novas tecnologias, possibilitando a introdução de conteúdos a distância previstos na legislação federal e nas normas internas da instituição.

Perfil

Estudante:
gif que mostra o rosto de um homem e várias expressões matemáticas e físicas surgem rodeando seu rosto
Como é um curso interdisciplinar unindo as áreas de Computação, Ciências Biológicas e da Saúde, é desejável que o aluno tenha interesse nessas três áreas. O futuro aluno não precisa saber programar antes do início do curso, já que terá uma formação completa nessa área. É muito interessante que o aluno tenha interesse também em matemática. Além disso, o interesse em resolver problemas e na investigação científica faz do candidato um possível aluno bem sucedido no nosso curso.

Profissional:
gif com um homem trabalhando à frente de uma mesa futurística com projeções holográficas
As características dos egressos dos cursos de graduação da área de Informática Biomédica podem ser divididas em três componentes, englobando aspectos gerais, técnicos e ético-sociais. Os egressos de cursos que têm a Informática Biomédica como atividade-fim devem ser profissionais que possuem as seguintes características:

  • capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
  • formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão;
  • preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte;
  • domínio do processo de projeto para construção de soluções de problemas com base científica;
  • capacidade para modelagem e especificação de soluções computacionais para diversos tipos de problemas;
  • preocupação com a validação da solução de um problema de forma efetiva;
  • capacidade de projetar e implementar sistemas de computação aplicado à saúde de forma robusta; e
  • domínio de critérios para seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas, de ensino e de pesquisa.

Os cursos que têm as áreas da saúde e biologia como atividade-fim devem preparar profissionais capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico, e utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais que auxiliem no gerenciamento de informações clínicas, diagnóstico clínico e bioinformática. As atividades desses profissionais englobam: (a) a investigação e desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos na área de Informática Biomédica; (b) a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e (c) o projeto e implementação de sistemas computacionais aplicados.

Finalmente, os egressos devem ser capazes de implementar sistemas que visem melhorar as condições de trabalho dos usuários, sem causar danos ao meio ambiente; facilitar o acesso e a disseminação do conhecimento na área de Informática Biomédica; e ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

História do curso

O curso de Informática Biomédica foi criado em 2010 por esta universidade com o intuito de ser um curso novo voltado ao ensino de informática ligado diretamente às áreas de biologia e saúde. A ideia do curso surgiu a partir de diversos relatórios confeccionados por importantes fontes nacionais e internacionais, como a Association for Computing Machinery (ACM) e o Institute of Electrical and Electronics Engineers – Computer Society (IEEE CS), que são os mais importantes organismos internacionais na área da Informática Biomédica. No Brasil, existem poucos cursos de Bacharelado em Informática Biomédica: o da Universidade de São Paulo (USP) e o da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Além disso, existe o curso superior de tecnologia em Informática na Saúde da UNIFESP. Isto ressalta a importância do curso de bacharelado em Informática Biomédica da UFPR. O nosso curso tem um diferencial em relação aos outros do Brasil, pois na UFPR o curso foi originado no Departamento de Informática e nas outras instituições a origem se deu em Departamentos ou Faculdades ligados à saúde.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O nosso curso tem oportunidades para os alunos que querem participar de projetos de Iniciação Científica nas áreas da Computação, Biológica e Saúde. Esta participação normalmente está vinculada aos grupos de pesquisa que envolvem os cursos de Mestrado e Doutorado das áreas citadas.

Além disso, os nossos alunos regularmente participam da Empresa Júnior da Computação e do PET (Programa Especial de Treinamento) da Computação. Temos um programa de intercâmbio com a Universidade de Freiburg, na Alemanha, através do qual recebemos alunos alemães e enviamos os nossos alunos para terem uma experiência internacional.

Palestra

Contato

E-mail:

ibm@inf.ufpr.br


Telefone:
 

41 3361-3572


Site:

https://web.inf.ufpr.br/infobiomedica/


Local:

Campus Centro Politécnico

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Jardim das Américas, Curitiba – Paraná

Vestibular

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Biomedicina – Curitiba

Ciência da Computação – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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