Medicina – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O objetivo geral do curso é formar médicos generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e éticos, além de capacitar os futuros médicos para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo.

O que você irá encontrar?
Os professores do curso são altamente qualificados e com ampla experiência nas mais diversas áreas de formação em Medicina. O aprendizado ocorre em período integral em doze períodos semestrais, havendo predominância de disciplinas de ciências básicas nos três primeiros períodos e predomínio de disciplinas de ciências clínicas do quarto ao oitavo períodos. Os quatro últimos períodos, que finalizam a formação médica, são dedicados às atividades de estágio nas principais áreas da Medicina. A oportunidade de participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão são estimuladas e acontecem de forma integrada durante todo o curso. Por outro lado, o curso também oferece a base para uma futura especialização, dispondo de vários núcleos especializados e de excelência nos dezesseis departamentos envolvidos. Exemplos dessa diversidade são os transplantes de órgãos, unidades de apoio diagnóstico, unidades de terapia intensiva, serviços de doenças neuromusculares, serviço de imunogenética e outros serviços ambulatoriais especializados, que justificam a importância da Pós-Graduação, entre outras áreas, sem excluir aquelas existentes nos departamentos de áreas básicas.

Perfil

Estudante:
gif de uma estudante bastante entusiasmada, ouvindo com atenção e anotando coisas em seu caderno
O curso de Medicina exige estudo constante! Além disso, o curso dá condições de contato mais direto do acadêmico com a comunidade, não se restringindo apenas aos hospitais escola de que dispõe a UFPR, que além de prestar um significante atendimento à população, tem compromisso muito intenso com doenças de maior gravidade e complexidade. Assim sendo, o acadêmico da Medicina tem a possibilidade de contato, em disciplinas e estágios, contando com a devida supervisão, com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde, também nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades Médicas e Unidades de Urgência e Emergência, atuando na manutenção da saúde com abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica em relação às doenças mais prevalentes, em todas as etapas da vida.

Profissional:
gif que mostra dois médicos auxiliando um paciente
O perfil do médico a ser graduado tem que ser considerado frente às exigências da saúde, do modelo assistencial prevalente, do rápido progresso científico e tecnológico e de consideração intensa aos valores éticos e humanísticos. Estas considerações favorecem um destaque especial ao médico com conhecimentos gerais de clínica apoiado na ação complementar de outros profissionais de saúde. O curso de Medicina forma profissionais habilitados a trabalhar em hospitais, clínicas públicas ou privadas e em programas de saúde pública.

História do curso

O curso de Medicina da UFPR é um dos mais antigos do Brasil, tendo formado a sua primeira turma de médicos em 1919. A fundação da Faculdade de Medicina e escolas anexas de Farmácia e Odontologia ocorreu em 19 de dezembro de 1912. A Medicina implantada em reunião do Conselho Superior da Universidade do Paraná de outubro de 1913, teve a primeira turma iniciando as aulas em março de 1914. Suas diversas denominações foram: Curso de Medicina e Cirurgia da Universidade do Paraná (1912); Faculdade de Medicina do Paraná (1920); Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná (1946); Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1965). Desde 1973 sua denominação é Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Conheça o programa Vocação, da UFPR TV, sobre o curso de Medicina! Assista: youtube.com/watch?v=Fxuuqa11HSA.

Palestra

Contato

E-mail: 

medicina@ufpr.br


Telefone:

(41) 3360-7239


Site:

http://www.saude.ufpr.br/portal/medicina/


Local*:

Coordenação do Curso de Medicina Curitiba

Rua Padre Camargo, 285

Bairro Alto da Glória – Curitiba/PR
*O curso é na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, e as aulas acontecem nas diferentes sedes do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, além de seus hospitais escola.

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Medicina!

Biomedicina – Curitiba

Enfermagem – Curitiba

Medicina – Toledo

Saúde Coletiva – Matinhos

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais