Pedagogia EaD
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Sobre o curso

Objetivos:
O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD espera formar graduandos que sejam capazes de compreender o processo educacional, sabendo articular o conhecimento teórico à realidade prática dos sistemas educacionais de forma crítica, reflexiva e criativa; assumindo a docência para que sejam capazes de lecionar na Educação Infantil e/ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo as diversas concepções, metodologias e propostas educacionais; assumindo ações educativas em espaços não-escolares, que sejam capazes de entender a dinâmica da realidade e atuem criativamente para atender as demandas de forma efetiva e competente.

Objetivo Geral: formar profissionais para exercer a docência na Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e cargos de gestão e administração escolar em espaços escolares e não-escolares, sendo capazes de contribuir para uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e os direitos humanos.

Características:
Tipo: Licenciatura
Modalidade: EaD
Denominação: Pedagogia
Regime de matrícula: Semestral
Local de oferta: Polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil-DED/CAPESUAB (Setor de Educação)
Turno de funcionamento: a distância (com encontros presenciais nos períodos noturno e/ou diurno)
Nº total de vagas/ ano: variável. Dependendo dos editais da UAB e termos de convênio celebrados pela UFPR.
Carga horária total: 3635 horas.
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 e máximo de 6 anos.
Diploma concedido: Licenciado em Pedagogia.

O que você irá encontrar?
O curso tem como eixos a formação de Pedagogos e Pedagogas para a atuação na docência e na gestão e organização do trabalho pedagógico. A partir desses eixos, delimita-se como princípios do curso:

  • Sólida formação para a docência e para a organização e gestão do trabalho pedagógico, compreendendo as creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio como lócus privilegiados de atuação da pedagoga e do pedagogo;
  • Conhecimento acerca dos sujeitos, foco da atuação da pedagoga e do pedagogo, as crianças, desde bebês; os adolescentes, jovens, os adultos e os idosos, e das categorias biopsicossociais que os constituem;
  • Análise da escola e de suas culturas e também de seus diferentes tempos e espaços; – Contribuição para a construção de uma sociedade democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação, alicerçada na educação para as relações étnico-raciais, equidade de gênero, diversidade sexual e inclusão das pessoas com deficiência;
  • A indissociabilidade entre teoria e prática como base para a formação, assentada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; – A pesquisa, de relevância social e comprometida com a democratização, como processo de formação e produção de conhecimento;
  • Formação com densa base teórica e interdisciplinar que reflita a especificidade da formação para a docência e para a organização e gestão do trabalho pedagógico;
  • Consideração da natureza histórica do trabalho pedagógico, que incide na atuação da pedagoga e do pedagogo na atualidade;
  • Conhecimento do complexo contexto econômico, político e sociocultural da contemporaneidade e de suas implicações na educação;
  • A compreensão da Pedagogia como campo que, com a contribuição de demais ciências, estuda, explica e reflete sistemática e criticamente sobre o fenômeno educativo. – A ética, a sensibilidade afetiva e estética como basilares na formação e atuação do/a Pedagogo/a.

Perfil

Estudante:
gif que mostra o desenho de um lápis grande representando um professor e vários outros lápis pequenos representando seus alunos. O lápis grande anda à frente enquanto os pequenos o seguem

  • Exercício responsável e comprometido socialmente da docência na Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em espaços escolares e não-escolares;
  • Exercício responsável e comprometido socialmente de cargos de gestão e administração escolar em espaços escolares e não-escolares;
  • Capacidade de contribuir para uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e os direitos humanos;
  • Produção e difusão de conhecimentos sobre a Educação comprometidos a transformação da realidade social.

Profissional:
gif de uma sala de aula, em que uma professora está de pé ensinando seus alunos, que são crianças e estão sentadas no chão

O profissional licenciado em Pedagogia, diplomado pela Universidade Federal do Paraná, estará apto a exercer o magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ocupar cargos relacionados ao planejamento, execução, gestão e administração de projetos e unidades educacionais em espaços escolares e não-escolares, e à produção de conhecimento no campo educacional.

O perfil do profissional formado por essa instituição considerou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Nº9394/96); as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº1, de 15/05/2006); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério na Educação Básica (Parecer CNE/CP Nº 02/2015); Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Para apresentar o perfil de egresso desejado para o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além dos documentos disponíveis para a formação do educador e pedagogo vigentes e das Diretrizes para Educação Básica brasileira, foram analisados dados coletados através do Questionário Socioeducacional preenchido pelas candidatas e pelos candidatos ao Processo Seletivo da UFPR para o curso de Pedagogia e Questionário do Estudante do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) preenchido pelas e pelos discentes em fase de conclusão do Curso da UFPR).

 

Áreas de atuação:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Especial;
  • Educação Profissional;
  • Hospitais;
  • Editoras;
  • Museus;
  • Assistência Social;
  • Entre outros espaços.

História do curso

Em 1999 A UFPR por intermédio do NEAD – Núcleo de Educação à Distância (atualmente CIPEAD/PROGRAD) celebrou convênio com entidades da sociedade civil e instituições municipais a fim de viabilizar o processo de implantação da licenciatura, tendo em vista a carência de políticas de financiamentos públicos para a implantação e manutenção da modalidade educativa educação a distância. Assim, as entidades conveniadas apresentaram características específicas para o atendimento de uma demanda de qualificação de profissionais da educação que atuavam na Educação Básica.

O chamados Centros Associados (CAs) eram em número de cinco:

  • C.A. Pato Branco-PR
  • C. A. Apucarana-PR
  • C. A. Maringá-PR
  • C. A. Planalmira-GO

Estes CAs faziam parte do sistema de EaD, criado pelo NEAD, constituindo um tipo de campus avançado da UFPR para a oferta de Cursos na modalidade EaD e acesso de públicos em regiões anteriormente impossibilitadas de cursar o ensino superior. Assim, iniciou-se o curso de Graduação à distância de Licenciatura em Pedagogia, que atende à missão proposta de fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano do Paraná e do Brasil.

Através do estabelecimento de parcerias com entidades e com “Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB” (instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, visando à democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País, bem como ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino),Curso de Pedagogia EaD da UFPR se volta preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Há previsão de processo seletivo (vestibular) específico para este curso ainda no ano de 2020.

A UFPR integra o sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e oferece no Polos de Apoio Presencial, instalados nos diferentes Municípios brasileiros os Cursos de Educação a Distância conforme a autorização de Edital da DED/CAPES/MEC que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

A cada Edital DED/CAPES/MEC altera-se locais/polos, cursos e quantidades de vagas autorizadas a ser disponibilizadas no processo seletivo pela UFPR. Para o próximo processo seletivo (vestibular) do Curso de Pedagogia EaD serão disponibilizadas 150 vagas distribuídas igualmente entre os Polo de Apoio Presencial: Curitiba, Lapa, Palmeira, Rio Branco do Sul e Campo Largo.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Eventos de extensão:

  • I Encontro de Práticas de Docência na Educação Infantil: Compartilhando experiências (2019).
  • I Mostra Interdisciplinar de Pedagogia EaD – Literludicidade: Interdisciplinaridade na educação básica mediada pelas tecnologias (2019).

Palestra

Contato

Telefone:

(41) 3535-6252 


E-mail:

coordenacaopedagogiaead@gmail.com


Site do Setor de Educação:

http://www.educacao.ufpr.br/portal/


Site da CIPEAD:
 

http://www.cipead.ufpr.br/portal1/


Facebook do Setor de Educação:

https://www.facebook.com/ufpr.educacao


Facebook do CIPEAD:

https://www.facebook.com/Cipead.oficial


Local:

Curso à distância com coordenação localizada no Campus Rebouças

Avenida Sete de Setembro, 2645 – Sala 207 (2º pavimento)
Centro, Curitiba – PR

Vestibular

A forma de ingresso para o curso de graduação em Pedagogia EaD se dá por meio de Vestibular específico com edital a ser publicado pelo Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. As informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no site do NC.

Homepage

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Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Pedagogia EaD!

Letras – Curitiba

Matemática – Curitiba

Psicologia – Curitiba

Serviço Social – Matinhos

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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