Petróleo e Gás – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:

  • Formar Técnicos em Petróleo e Gás para atender às diferentes necessidades do mercado;
  • Formar profissionais alfabetizados científica e tecnologicamente;
  • Melhorar a educação das ciências, matemática e língua portuguesa para estudantes através de técnicas pedagógicas adequadas, professores mais bem preparados e melhoria na infraestrutura laboratorial;
  • Proporcionar aos estudantes um ensino médio de qualidade, melhorando suas possibilidades de entrada, tanto no mercado de trabalho, como no meio acadêmico;
  • Estabelecer relações oficiais com instituições nacionais e internacionais visando o intercâmbio de discentes e docentes.

Características:
O curso Técnico em Petróleo e Gás da UFPR é um curso integrado ao Ensino Médio com forte formação em ciências exatas. Isso significa que o(a) aluno(a) terá, além de todas as disciplinas comuns ao ensino médio, um aprofundamento em matemática, física e química, além de disciplinas ligadas à engenharia química e mecânica.

Ao final do curso, o(a) aluno(a) poderá, além de prestar vestibular para qualquer graduação, solicitar o seu registro no Conselho Regional de Química – CRQ- permitindo-lhe trabalhar em qualquer área da sua habilitação.

O que o discente irá encontrar?
No curso Técnico em Petróleo e Gás da UFPR o(a) aluno(a) irá encontrar desafios. Desafios intelectuais em sala de aula e nos diversos projetos de Pesquisa e de Extensão Universitária, desenvolvendo e transmitindo conhecimento para a comunidade.

Temos alunos desenvolvendo Iniciação científica em cursos das áreas de engenharia, saúde, ciências da Terra, ciências exatas e ciências sociais aplicadas. Com isso, o(a) aluno(a) não apenas absorve conhecimento em sala de aula, mas também tem a chance de participar do processo de desenvolvimento deste conhecimento e das tecnologias a ele associadas. Somado a isso, os diversos projetos de Extensão Universitária desenvolvidos no curso permitem que nossos alunos levem esse conhecimento para a comunidade externa, agregando valor e senso de pertencimento a uma comunidade universitária.

Ou seja, ainda no Ensino Médio, ele(a) será um(a) aluno(a) da UFPR com todo o peso que uma das melhores Universidades do Brasil pode oferecer.

Perfil

Estudante:
gif de um gatinho à frente de um notebook, ele usa óculos e parece estar estudando
Além de gostar muito de estudar, é importante que o(a) aluno(a) tenha um perfil empreendedor, focado na busca por soluções científicas, encarando os desafios comuns a um pesquisador. É importe que ele(a) seja organizado em seu ritmo de estudos, permitindo um avanço gradual e sólido.

Profissional:
gif de um laboratório repleto de equipamentos, em que uma mulher de jaleco branco e luvas roxas está analisando um material em cima da mesa
O perfil profissional do Técnico em Petróleo e Gás deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico-científicos em sua área de atuação de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. O egresso do curso está preparado para atuar em laboratório de análise de petróleo e derivados, controle de qualidade de processos petroquímicos com ênfase em materiais poliméricos.

História do curso

O Curso Técnico em Petróleo e Gás da Universidade Federal do Paraná teve início em março de 2001 a partir da elaboração por um grupo de professores da própria UFPR do projeto “Centro de Excelência de Ensino Médio com Profissionalização em uma Unidade de Reciclagem de Plástico” (UFPR/2000). Em 2006 o Ensino Médio passou a ser oferecido de forma integrada ao Curso Técnico no extinto Setor Escola Técnica da UFPR. No ano de 2009, o antigo Setor Escola Técnica foi renomeado para SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica. A partir do ano de 2012, a seleção dos alunos ingressantes é feita exclusivamente por meio de Processo Seletivo realizado pelo Núcleo de Concursos (NC/UFPR) e abrange a política de cotas adotada atualmente pela UFPR, regulamentada pelas resoluções 37/04-COUN e 70/08-COUN da UFPR.

Atual e promissora atividade, o Técnico em Petróleo tem um amplo mercado de trabalho na área de produção de energia, exigindo profissionais conhecedores das técnicas de uso do petróleo e do gás natural. Este tipo de contexto tecnológico reacendeu o mercado de trabalho recentemente, com a expansão da prospecção de petróleo e produção de derivados. Por ser uma formação altamente requisitada, as empresas do setor de petróleo e gás estão absorvendo praticamente toda a mão-de-obra disponível e ainda buscam profissionais especializados a todo instante, tamanha a carência no setor. Além disso, as empresas subsidiárias e prestadoras de serviços também estão investindo alto na produção de petróleo.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

Há no curso vários projetos, tanto de extensão como de iniciação científica, além das atividades desenvolvidas na modalidade PVA.

Palestra

Contato

Telefone:

(41) 3361-4904


E-mail:

copetrogas@ufpr.br


Site:

http://www.sept.ufpr.br/portal/petroleogas/


Facebook:

https://www.facebook.com/T%C3%A9cnico-em-Petr%C3%B3leo-e-G%C3%A1s-UFPR-308896455792940


Instagram:

https://www.instagram.com/divulga_petroleoufpr/


Twitter: 

https://twitter.com/Petroleo_ufpr


Local:

Setor de Educação Profissional e Tecnológica 

R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Jardim das Américas – Curitiba/PR

Vestibular

A forma de ingresso para o curso técnico integrado ao ensino médio Petróleo e Gás se dá por meio de Vestibular específico com edital publicado pelo Núcleo de Concursos (NC) da UFPR no dia 16 de outubro de 2020. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do NC.

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais