Saúde Coletiva – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
Objetivo Geral:

  • Formar bacharéis em Saúde Coletiva (sanitaristas) com conhecimentos necessários às transformações das práticas em saúde e que se tornem agentes transformadores do perfil sanitário e da consolidação de práticas mais adequadas às necessidades de saúde da população.

Objetivos Específicos:

  • Formar profissionais em Saúde Coletiva com sólido conhecimento técnico científico, capazes de conhecer e intervir na formulação, no planejamento, na gestão, na execução e na avaliação das ações e serviços de saúde;
  • Desenvolver profissionais para que sejam capazes de atuar em promoção da saúde e da qualidade da vida humana, realizando e participando de intervenções sociais organizadas dirigidas à vigilância, à proteção da saúde, de comunicação e educação em saúde;
  • Capacitar os futuros sanitaristas, para que sejam capazes de atuar efetiva e eticamente, desempenhando funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas e em quaisquer outras instituições e situações onde se realizem atividades de promoção da saúde e da qualidade de vida humana.

Características:
Habilitação Bacharelado, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) forma um(a) sanitarista generalista.

O que você irá encontrar?
O/A estudante de Saúde Coletiva irá encontrar um ambiente bastante dinâmico e acolhedor no Setor Litoral da UFPR, que fica a apenas meia quadra da belíssima praia de Caiobá, em Matinhos. As disciplinas do curso incluem conhecimentos sobre políticas públicas de saúde, incluindo todo o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), epidemiologia e medidas preventivas de doenças, planejamento e gestão em saúde, ações de promoção de saúde e educação popular, vigilância em saúde, saúde e meio ambiente e ainda um eixo sobre as ciências humanas e saúde, onde são aprofundadas questões como gênero e diversidade, raça/etnia, desigualdades, determinantes sociais em saúde, violências, e como essas dimensões afetam a saúde de pessoas e coletividades.

O corpo docente é altamente qualificado, com mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as), aptos(as) a ensinar e orientar estudantes, inclusive em projetos de pesquisa (iniciação científica), projetos de ensino (como monitoria acadêmica), extensão universitária, e ainda projetos PET (Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde) realizados nos serviços do SUS. O curso é híbrido, sendo que além das aulas presenciais, 20% da carga horária é realizada online, por meio de tecnologias virtuais de aprendizagem, o que capacita os(as) estudantes a lidarem com essa nova modalidade.

Perfil

Estudante:
gif de uma cena do filme Minions, em que um minion usa uma coroa e um manto real e, de cima de um castelo, faz um discurso para uma plateia de minions que o aplaude

Não há um único perfil, pois a área de atuação de profissionais sanitaristas é muito ampla e diversificada. Espera-se do(a) futuro(a) bacharel em Saúde Coletiva formado(a) no Setor Litoral da UFPR, que preferencialmente seja um sujeito com visão cultural ampla, com vistas à autoridade; competente no relacionamento interpessoal; flexível; hábil na comunicação oral e escrita; com motivação para lidar com situações de adversidades. Pessoas com características de liderança comunitária, com engajamento e mais politizadas costumam se destacar muito na atuação em Saúde Coletiva. Por outro lado, pessoas mais introspectivas e detalhistas também são importantes na Saúde Coletiva, por exemplo, para trabalhar com os sistemas de informação em saúde, e no monitoramento de indicadores epidemiológicos, que requerem muito foco. Portanto, o curso de Saúde Coletiva da UFPR é bastante acolhedor, independente do perfil discente.

Profissional:
gif da apresentadora Ana Paula Padrão batendo palmas enquanto aparece os dizeres bom trabalho
Com o advento da pandemia de COVID-19 a profissão de sanitarista está entre as mais requisitadas. Ao longo da graduação, o(a) sanitarista graduado(a) na UFPR é preparado(a) para liderança em espírito colaborativo e cooperativo; para compreensão de sistemas complexos; para, em equipe, formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos, e serviços de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta postura ética fundamentada em valores como felicidade, cooperação, honestidade, respeito, humildade e tolerância.

São exemplos de áreas de atuação: os diferentes serviços que compõem a rede de saúde pública e coletiva, incluindo desde a gestão/gerência de serviços e unidades de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, Clínicas, Hospitais), até atuação nos serviços de Epidemiologia, incluindo as Vigilâncias (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, de Saúde do Trabalhador); análise e monitoramento de sistemas de informação em saúde; em serviços de saúde ambiental, de comunicação em saúde, de economia da saúde, entre outros. Para além da área da saúde pública, é também possível atuação intersetorial em escolas, em serviços da rede de assistência social, de segurança pública, e também no âmbito da saúde suplementar e privada, entre muitas outras alternativas.

História do curso

A graduação em Saúde Coletiva é recente no Brasil. Embora em nível de pós-graduação já exista há mais de 40 anos, preparando sanitaristas para melhorar as condições de saúde da população brasileira, o primeiro curso de Bacharelado em Saúde Coletiva iniciou no país em 2008 e o curso da UFPR iniciou logo em seguida, em 2009. Em 2019 comemoramos, com um grande evento científico, os 10 anos do curso de Saúde Coletiva da UFPR, contando com a presença de vários(as) egressos(as) sanitaristas formados(as) no curso, que atualmente trabalham em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, com o cenário trazido pela pandemia, profissionais sanitaristas serão cada vez mais requisitados para planejar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Vagas

Saiba mais

Palestra

Contato

E-mail:

camara.sc@ufpr.br


Telefone:

41-3511-8345 


Site:

http://www.litoral.ufpr.br/portal/saudecoletiva/


Local:

Campus Matinhos – Setor Litoral

Rua Jaguariaíva, 512
Balneário Caiobá, Matinhos/PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Saúde Coletiva!

Biomedicina – Curitiba

Enfermagem – Curitiba

Nutrição – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais