Secretariado – Curitiba
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
O curso pretende formar pessoas qualificadas para atuar na área secretarial com visão empreendedora e ética. Representam objetivos específicos do curso:

  • inserir no mercado de trabalho, profissionais com perfil polivalente que tragam resultados para a instituição pública ou privada, exercendo múltiplas atividades de apoio aos seus dirigentes, promovendo melhorias no processo de gestão, e, por conseguinte, aumento de produtividade e competitividade, conforme as exigências do mercado de trabalho;
  • desenvolver pessoas altamente qualificadas para exercer a função secretarial, sendo pró-ativo, delegando tarefas e transformando recursos estratégicos em tomadas de decisões, gerindo pessoas, visando atingir objetivos pessoais e organizacionais, aplicando novas tecnologias de informação e diferentes funções gerenciais;
  • transmitir um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem a formação de um profissional dinâmico e competente, com visão e orientação para resultados da instituição;
  • ser referência em termos de Curso na formação de tecnólogos em secretariado, aptos a assessorar e articular a área administrativa das instituições, estando instrumentalizados em termos de idiomas, comunicação e gestão;
  • promover interface com os programas de pós-graduação correlatos e afins.

Características:
O Tecnólogo em Secretariado é um profissional centrado na comunicação, que gosta de gestão de pessoas, que tem facilidade para atuar em equipes e compreende que, apesar de estar em um nível hierárquico diferente de sua gerência, possui igual responsabilidade e comprometimento frente às atividades desenvolvidas pela empresa.

O perfil do profissional em Secretariado mudou muito nos últimos anos e hoje apresenta mais características de liderança e empreendedorismo. O curso contribui para que os alunos possam ser inseridos no mercado de trabalho atuando tanto em organizações públicas, quanto privadas, na gestão do terceiro setor e também na forma autônoma, tendência atual do mercado de trabalho. O curso pretende ainda, criar oportunidade para que profissionais que já atuam na área, e não tenham formação acadêmica, possam elevar a qualidade de seu trabalho, qualificando-se, com isso obter reconhecimento profissional junto à empresa em que atua, e por consequência na sociedade.

O que você irá encontrar?
Para a formação do Tecnólogo em Secretariado, o curso oferece uma grade curricular com diferentes disciplinas que vão desde línguas estrangeiras, gestão secretarial, gestão de eventos, matemática, economia, textos corporativos, interculturalidade, direito, entre outras. Com perfil tão multidisciplinar é possível inferir que o conhecimento técnico e científico corroboram com a qualificação profissional do egresso, para que ele atue de forma crítica nas tomadas de decisões.

Perfil

Estudante:
gif de uma mulher, sentada em frente à uma mesa, se preparando para começar a trabalhar no computador
O mercado de trabalho atual busca profissionais qualificados, exigindo ampla capacitação e conhecimentos na área, ou seja, profissionais que tenham visão geral dos negócios da empresa, que saibam trabalhar em equipe e, sobretudo, que a atuação do profissional secretarial seja um agente facilitador no dia a dia de trabalho. Hoje o(a) Secretário(a) é considerado(a) um(a) co-gestor(a) administrativo(a), considerações estas que o curso têm oferecido aos seus egressos, que saem da universidade com perfil voltado à ética e comprometimento de suas ações.

Profissional:
gif de um gatinho sentado à frente de uma mesa, batendo suas patinhas no teclado de um notebook como se estivesse trabalhando freneticamente
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado é um profissional capacitado para atuar em nível de assistência e assessoria junto a chefias, gerentes, diretores de empresas (privadas), órgãos e instituições públicas, buscando auxiliá-los nos serviços e atividades inerentes à função secretarial. Para tanto, deverá ter espírito empreendedor, ser dinâmico, criativo, com competência para relacionamento interpessoal, conhecedor das diferentes técnicas secretariais para acompanhar e direcionar as atividades do dia a dia de um escritório, entre outros.

Algumas das competências e habilidades desejáveis são: planejar e organizar viagens nacionais e internacionais; planejar, organizar e executar eventos empresariais; atuar como gestor de informações e coordenador de tarefas e projetos; ter iniciativa, bom senso e discrição nas resoluções de possíveis problemas que possam surgir, sabendo fazer uso da administração do tempo; saber controlar o fluxo de informações utilizando para tanto um dos princípios fundamentais da profissão que é o sigilo profissional; ter profundo conhecimento das técnicas secretariais, sabendo utilizar a tecnologia da informação como recurso na qualidade de seu trabalho; ter competências profissionais para a gestão de processos, fazendo uso das atuais tecnologias da comunicação e informação; cultivar o pensamento reflexivo e a autonomia intelectual e ter capacidade empreendedora.

História do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (TS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado no segundo semestre de 2008, pelas professoras Eliana Maria Ieger e Zélia Freiberger. Teve o início de suas atividades no ano de 2009 com o ingresso de 45 estudantes oriundos do vestibular, número este que a cada ano se repete, sendo um dos cursos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) que mais disponibiliza profissionais para o mercado de trabalho. A primeira turma se formou no ano 2011. Vale destacar que quando da validação do curso feita pela Comissão de Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia, designada pelo MEC/INEP/DAES, no período de 28/02/2012 a 1º/03/2012, o TS obteve o conceito final 5,0 – nota máxima. Com duração de três anos (seis semestres), o curso possui carga horária total de 1740/h.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O curso conta com três projetos de extensão – Tradução e Interculturalidade; Línguas em diferentes práticas sociais; e SecretariAção – contando com estudantes bolsistas e voluntários e promovendo atividades voltadas à comunidade interna e externa. Os professores são ligados a grupos de pesquisa diversos dentro e fora da universidade, abrindo vagas para estudantes interessados em projetos de iniciação científica. Além das línguas estrangeiras obrigatórias – inglês e espanhol -, todos os semestre é ofertada a língua alemã como optativa, garantindo assim o acesso gratuito a pelo menos mais uma língua estrangeira. O estágio não obrigatório é permitido desde o primeiro semestre, e configura uma boa oportunidade de aplicação e ampliação dos conhecimentos adquiridos e de entrada no mercado de trabalho.

Palestra

Contato

E-mail:

julianapassos@ufpr.br


Site:

http://www.sept.ufpr.br/portal/secretariado/sobre-o-curso/


Facebook:

https://www.facebook.com/groups/1688242007957137


Local:

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225
Jardim das Américas, Curitiba – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais