Serviço Social – Matinhos
Sobre o curso Perfil História do curso Vagas Saiba mais Palestra Contato Vestibular Homepage Voltar Cursos relacionados

Sobre o curso

Objetivos:
Formar profissionais de Serviço Social habilitados a investigar e intervir na realidade social, considerando as dimensões históricas, políticas, econômicas, culturais e ambientais e as particularidades sócio-espaciais das coletividades, na perspectiva interdisciplinar e fundamentando-se nos referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos do Serviço Social.

Características:
O curso proporciona a vivência prática dos estudantes nos processos sociais, por meio dos Projetos de Aprendizagem, das Interações Culturais e Humanísticas, das Atividades Formativas Complementares e do Estágio Supervisionado. O curso é ofertado na modalidade presencial e possui carga horária total de 3.000 horas, sendo que 450 dessas destinam-se ao estágio curricular obrigatório, dessas 390 em atividades de campo. Essa carga horária é desenvolvida ao longo de dois semestres durante o dia (manhã ou tarde). Atualmente os estágios ocorrem em instituições públicas e privadas dos sete municípios do litoral paranaense, tais como Prefeituras, em Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Secretaria de Saúde do Estado; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). Em Curitiba são desenvolvidos estágios no Hospital de Clínicas (HC) e no Núcleo de Práticas Jurídicas, ambos da UFPR. O curso foi implantado em 2006 e formou a primeira turma em agosto de 2010.

O que você irá encontrar?
No curso de Serviço Social, o aluno será preparado para se tornar Assistente Social e qualificado para atuar nas áreas sociojurídica, de saúde, previdência, assistência social, educação, habitação, meio ambiente, trabalho e renda, entre outras. Seu foco de atuação está no atendimento e na defesa dos direitos da população. Atua em diferentes espaços sócio ocupacionais, tais como secretarias de governo, prefeituras, conselhos de políticas sociais, ministério público, tribunais e fóruns; empresas e cooperativas; hospitais e organizações de atendimento à saúde, instituições de ensino; fundações, institutos; movimentos sociais, organizações não governamentais e sindicatos.

Perfil

Estudante:
gif em desenho que mostra uma mulher com os braços levantados segurando um presente. No topo da tela, outra mulher pega o presente e repete o processo, passando o presente pra cima. Quando chega na terceira mulher, ela levanta as mãos e o presente se abre, saindo um coração de dentro da caixa

O estudante interessado no curso se tornará um profissional com formação generalista, interdisciplinar, crítica, pluralista e em sintonia com as mudanças da sociedade contemporânea. Deve explicitar em sua prática o compromisso com a democratização das relações sociais e com a promoção do exercício pleno da cidadania, atuando no planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, programas, projetos e serviços sociais, em diferentes níveis e instituições. O profissional deve pautar seus objetivos para a melhoria das condições de vida e trabalho da população brasileira, construindo estratégias interventivas nas múltiplas manifestações da questão social.

Profissional:
gif de uma balança de pratos, que estão em desequilíbrio até que aparece uma mão que ajeita a balança, deixando os pratos em níveis iguais
O Assistente Social tem entre suas atribuições elaborar, implementar, coordenar, executar e avaliar políticas, planos, programas e projetos sociais, assim como prestar orientação e providenciar encaminhamentos às demandas sociais. A expansão do mercado de trabalho brasileiro, para os assistentes, ocorre com a aprovação da Constituição Federal (1988), através da qual ampliou-se a gama de direitos sociais e sua consequente incorporação pelas políticas públicas.

Os profissionais expressam seu compromisso ético-político na construção da democracia e na afirmação da cidadania da população brasileira, atuando para implementação de direitos relativos às crianças e adolescentes; idosos; mulheres e populações tradicionais no âmbito da assistência e previdência social, saúde, educação, trabalho, gênero, políticas para a cidade como habitação, mobilidade urbana, meio ambiente etc. A profissão de Assistente Social é regulamentada pela lei 8.662 de 1993 e a atuação do profissional se fundamenta no código de ética aprovado por Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social.

História do curso

O curso oferece aos estudantes referenciais teóricos e técnicos para análise de suas experiências, para a compreensão da realidade econômica, político-social e cultural, bem como recursos técnicos que subsidiam a proposição de alternativas de intervenção nas políticas e serviços sociais. Busca, com os estudantes, a construção de sua autonomia intelectual e compromisso ético político na defesa de direitos sociais. No processo formativo dá-se ênfase a conteúdos multidisciplinares das áreas de economia política, sociologia, filosofia, antropologia, direito, psicologia e de fundamentos do Serviço Social, que aprimoram a capacidade analítica dos estudantes. Como subsídios à intervenção, o curso oferece conteúdos e experiências nas áreas de gestão e planejamento social, políticas públicas, terceiro setor e movimentos sociais, através da elaboração de projetos, pesquisas, pareceres, laudos e perícias sociais, dentre outros.

Vagas

Saiba mais

Selo “Aqui Tem”: este curso possui Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA).

O curso possui um Programa de extensão em parceria com o Conselho da Comunidade do Município de Matinhos e um Projeto de extensão com as Redes de atendimento sócio assistenciais do Litoral Paranaense. Conta também com um grupo de pesquisa com ênfase nas temáticas de: Questão Social, Trabalho, Políticas Sociais e Formação Profissional, Iniciação Científica orientada por diversos professores e Centro Acadêmico de Serviço Social para participação discente. O curso também possui a Revista Resistência Litoral para publicação de artigos científicos oriundos de suas pesquisas.

Palestra

Contato

E-mail:

ufpr.ss@gmail.com


Site:

http://www.litoral.ufpr.br/portal/servicosocial/


Local:

UFPR – Setor Litoral

Rua Jaguariaíva, Tv. 512
Caiobá, Matinhos – PR

Vestibular

Homepage

Voltar

Cursos relacionados

Estes são alguns cursos da UFPR relacionados à Serviço Social!

Ciências Sociais – Curitiba

Enfermagem – Curitiba

Psicologia – Curitiba

*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Escolheu seu curso?! Então baixe seu certificado e compartilhe no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais