Entre os meses de fevereiro e março de cada ano são abertos os processos seletivos para integrantes dos Grupos Artísticos da UFPR, por meio de editais que estarão disponíveis no site da PROEC. Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura na Universidade? Dá só uma olhada!

Palco UFPR
Coro da UFPR Companhia de Teatro da UFPR Téssera Companhia de Dança da UFPR Editora UFPR Madrigal da UFPR Museu de Arte da UFPR (MusA) MAE UFPR Grupo de MPB da UFPR Orquestra Filarmônica da UFPR Festival de Inverno

Coro da UFPR

O Coro da UFPR tem como objetivo a pesquisa e a experimentação na área do canto. Desenvolve um trabalho de caráter formativo, que inclui técnica vocal e teoria musical.

Companhia de Teatro da UFPR

A Companhia de Teatro da UFPR promove espaços e encontros para processos de pesquisa, experimentações e montagens teatrais, desenvolvendo eventos, espetáculos, mostras, oficinas, intercâmbios e núcleos de reflexão sobre procedimentos de criação em artes cênica. As ações realizadas são inteiramente gratuitas, abertas às comunidades internas e externas à Universidade e os projetos e programações podem ser conferidos no site.

Téssera Companhia de Dança da UFPR

A Téssera Companhia de Dança atua como um grupo artístico representativo da UFPR que há 38 anos desenvolve atividades relacionadas à produção artístico-cultural com Dança Moderna. Contribui com a formação, pesquisa e disseminação da dança como linguagem artística por meio da criação e apresentação de espetáculos e da promoção de cursos, laboratórios e oficinas, para as comunidades interna e externa à UFPR, de forma democrática e gratuita. Para mais informações, acesse o site da CompanhiaE se você quiser conferir os bastidores da produção do Documentário A Alma do Gesto, sobre a criação do espetáculo Black Dog, clique aqui.

Editora UFPR

A Editora da Universidade Federal do Paraná foi criada em 24 de março de 1987 e é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Sua principal função é apresentar à sociedade, sob a forma de livros, o conhecimento científico e cultural produzido pela UFPR. Além disso, a Editora cumpre seu papel de interação com a sociedade publicando também os textos produzidos fora dos muros da Instituição, reconhecendo e incorporando o conhecimento de qualidade gerado por outros segmentos.

A Livraria UFPR comercializa títulos de dezenas de editoras universitárias brasileiras – e o que não estiver disponível pode ser encomendado diretamente às editoras. Na Livraria UFPR, estudantes, professores e servidores UFPR sempre têm desconto de 20% – basta apresentar carteirinha ou identidade funcional.

Livros digitais gratuitos: clique aqui.

E a Editora UFPR está nas redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook.

Madrigal da UFPR

O Madrigal da UFPR transita seu repertório por vários períodos da história da música, sempre com o objetivo de possibilitar a exploração de novas sonoridades e possibilidades de expressão da voz humana e aprimoramento dos estudos de acústica e sonometria com diferentes formas de performance.

Confira o especial sobre o Madrigal UFPR.

Museu de Arte da UFPR (MusA)

Criado oficialmente em 2002, o MusA tem como missão preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, assim como ser um centro de pesquisa e referência no campo da museologia. Localizado no Prédio Histórico da UFPR – símbolo da universidade e da cidade de Curitiba, o MusA é um espaço destinado ao estudo e à pesquisa, por meio de exposições, palestras e ações educativas – administrativamente é vinculado à Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFPR.

O Museu como conhecemos hoje nem sempre foi assim: a equipe técnica cresceu, projetos de extensão e de pesquisa se estabeleceram, o acervo foi catalogado seguindo as normas museológicas, uma sala de exposição permanente foi idealizada para ser um espaço de aprendizado, reflexão e trocas acerca da história da arte paranaense. As ações propostas pela instituição no que se refere à guarda, preservação, pesquisa e comunicação de seu acervo facilitam e aperfeiçoam a fruição do público visitante e de pesquisadores externos e também da comunidade acadêmica da UFPR. Desde 2017 o museu possui uma sala de exposições de longa duração sobre seu acervo e um núcleo educativo voltado para criação de atividades educativas para crianças, jovens e professores da educação primária e secundária, assim como se mantém aberto para receber pesquisadores.

Atualmente o museu conta com sala de exposições de curta duração, sala de exposição de longa duração sobre o acervo, área de pesquisa com diversos títulos relacionados a arte e a museologia, sala de apoio para as ações educativas e reserva técnica equipada com mapotecas e trainéis para acondicionamento de obras bidimensionais.

Como forma de manter o contato com o público durante a pandemia, o museu desenvolveu uma websérie chamada de #WebMusA. Os episódios podem ser acessados no YouTube e no IGVT do Instagram (@museudeartedaufpr).

 

MAE UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) é um museu universitário inaugurado em 1963. Sua primeira sede foi o antigo Colégio dos Jesuítas em Paranaguá, prédio tombado pelo IPHAN e que constitui um importante patrimônio cultural e histórico do Litoral paranaense. Hoje em dia, o MAE é um museu multilocalizado. Além do prédio em Paranaguá, que é seu principal espaço para exposições, o museu conta em Curitiba com a Reserva Técnica no Campus Juvevê e uma Sala Didático Expositiva no Prédio Histórico da UFPR. A maior parte das atividades de tratamento do acervo, pesquisa e administrativas acontecem na Reserva Técnica.

O MAE tem sob a sua guarda acervos das áreas de Arqueologia, Etnologia Indígena, Cultura Popular e Arquivo Histórico. É em torno desse acervo que se desenvolvem todas as atividades de extensão e pesquisa no museu. 

Em primeiro lugar, há um importante trabalho relacionado com as coleções: a organização e sistematização das informações sobre as peças, o trabalho para garantir sua conservação, a preparação de exposições e a digitalização para disponibilizar peças e documentação em plataformas on-line. Além disso, o MAE-UFPR tem uma importante atuação no desenvolvimento de materiais educativos e jogos, voltados para o público escolar, que tratam de assuntos relacionados com as peças sob sua guarda. 

Todo esse trabalho é realizado de forma interdisciplinar pela equipe do MAE, que integra pessoas de diversas formações, tais como museólogas, antropólogas, historiadora, arqueólogo, fotógrafo e designer gráfico. Todo ano, o museu disponibiliza diversas bolsas para alunos que participam ativamente dessas atividades. Os alunos procedem de diversos cursos, principalmente Ciências Sociais, História, Design Gráfico, Artes Visuais e Pedagogia. Além disso, alunos de graduação e pós-graduação realizam suas pesquisas sobre o acervo e as ações do museu. O MAE se torna assim, num espaço de aprendizado prático, para além da sala de aula.

Para conhecer o MAE, acesse a playlist no YouTube.

Grupo de MPB da UFPR

O Grupo de MPB nasceu a partir do desejo de integrantes do Coral da UFPR de cantar música brasileira. Dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira de todas as épocas e estilos. Seu principal diferencial artístico é o fato de que os espetáculos produzidos são sempre resultado de pesquisas, além de ser configurado como um coro cênico. Quer saber mais sobre o Grupo? Acesse o programa Estado da Arte, da UFPR TV.

 

 

Orquestra Filarmônica da UFPR

Criada a partir de um grupo de cordas, a Orquestra Filarmônica da UFPR é atualmente composta por cerca de quarenta integrantes que desempenham um trabalho contínuo de concertos, com amplo repertório de músicas que inclui obras da música erudita brasileira e de música nova.

Festival de Inverno

Há 30 anos o Festival de Inverno da UFPR propicia um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural numa efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tradicionalmente realizado no mês de julho, durante as férias acadêmicas, o Festival de Inverno da UFPR em Antonina se constitui como um evento que reúne atividades formativas, apresentações artístico-culturais e atividades paralelas voltadas ao público antoninense, aos turistas que por lá passam e a grande comunidade acadêmica da UFPR.

Quer conhecer a história do início desse tradicional Festival da UFPR? Veja na reportagem produzida pela UFPR TV. Você também pode saber um pouco mais sobre as Oficinas do Festival. E no vídeo abaixo saiba como foi a 30º edição, realizada de maneira inusitada em 2020.

 

Compartilhe esta página nas redes sociais!
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000
Redes Sociais - Feira de Cursos e Profissões
Universidade Federal do Paraná
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80.060-000 | Curitiba | PR
+55(41) 3360-5000

Feira de Cursos e Profissões nas Redes Sociais