Química – Curitiba
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Sobre o curso

Objetivos:rnBacharelado Integral: tendo em vista o perfil, as habilidades e as competu00eancias do egresso, as atividades profissionais regulamentadas pela legislau00e7u00e3o pertinente e as u00e1reas que lhe su00e3o facultadas atuar no mercado de trabalho, o Curso de Bacharelado em Quu00edmica da UFPR tem como objetivo geral garantir uma ampla fundamentau00e7u00e3o teu00f3rico-pru00e1tica sobre as diversas u00e1reas da quu00edmica e suas relau00e7u00f5es com o meio ambiente, a sociedade, o cotidiano e a vida.

rnLicenciatura na modalidades Integral e Noturno: os cursos de Licenciatura em Quu00edmica da UFPR tu00eam como objetivo geral formar professores de Quu00edmica para atuar no ensino mu00e9dio, numa perspectiva de articulau00e7u00e3o do domu00ednio de conhecimentos quu00edmicos e pedagu00f3gicos com o comprometimento de desenvolvimento humano e social que a atividade docente representa para crianu00e7as, adolescentes e jovens, no sentido de uma inseru00e7u00e3o mais bem informada, cru00edtica e reflexiva das novas gerau00e7u00f5es nos sistemas de produu00e7u00e3o cultural e material.rnrnCaracteru00edsticas:rnBacharelado Integral: curso de Bacharelado em Quu00edmica da UFPR tem como objetivo geral garantir uma ampla fundamentau00e7u00e3o teu00f3rico-pru00e1tica sobre as diversas u00e1reas da quu00edmica e suas relau00e7u00f5es com o meio ambiente, a sociedade, o cotidiano e a vida. Tomando como base, os seguintes princu00edpios para a contribuiu00e7u00e3o do profissional em quu00edmica:rn

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  • A formau00e7u00e3o de profissionais reflexivos e aptos para o exercu00edcio profissional, conforme as atribuiu00e7u00f5es e competu00eancias desenvolvidas ao longo do curso;
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  • A formau00e7u00e3o, com competu00eancia e qualidade, de profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade;
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  • O desenvolvimento do espu00edrito cientu00edfico, reflexivo e u00e9tico do aluno, estimulando o profissional para a reflexu00e3o sobre os problemas sociais e ambientais de abrangu00eancia local, regional e mundial;
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  • O fornecimento de conhecimento geral dos aspectos regionais, nacionais e mundiais, nos quais estu00e3o inseridos conhecimentos quu00edmicos e que su00e3o objetos de trabalho do profissional;
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  • O oferecimento de uma su00f3lida formau00e7u00e3o teu00f3rica e pru00e1tica de conceitos fundamentais da profissu00e3o, propiciando uma atuau00e7u00e3o cru00edtica e inovadora; e
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  • O fornecimento de subsu00eddios para que os estudantes se tornem tambu00e9m capazes de tratar o ensino, a pesquisa e a extensu00e3o como elementos indissociu00e1veis.
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Licenciatura nas modalidades Integral e Notuno: com a atualizau00e7u00e3o curricular pretende-se alcanu00e7ar um perfil profissional para o egresso dos cursos de Licenciatura em Quu00edmica que atenda as atribuiu00e7u00f5es legais dos Licenciados em Quu00edmica de nu00edvel superior expressas nas Diretrizes Curriculares da u00e1rea (Parecer CNE/CES no. 1/2015), esperando que estes demonstrem estar aptos, principalmente a:

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  • atuar com u00e9tica e compromisso com vistas u00e0 construu00e7u00e3o de uma sociedade justa, equu00e2nime, igualitu00e1ria;
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  • compreender o seu papel na formau00e7u00e3o dos estudantes da educau00e7u00e3o bu00e1sica a partir de concepu00e7u00e3o ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que nu00e3o tiveram oportunidade de escolarizau00e7u00e3o na idade pru00f3pria;
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  • trabalhar na promou00e7u00e3o da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educau00e7u00e3o bu00e1sica;
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  • dominar os conteu00fados especu00edficos e pedagu00f3gicos e as abordagens teu00f3rico-metodolu00f3gicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada u00e0s diferentes fases do desenvolvimento humano;
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  • relacionar a linguagem dos meios de comunicau00e7u00e3o u00e0 educau00e7u00e3o, nos processos didu00e1tico-pedagu00f3gicos, demonstrando domu00ednio das tecnologias de informau00e7u00e3o e comunicau00e7u00e3o para o desenvolvimento da aprendizagem;
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  • promover e facilitar relau00e7u00f5es de cooperau00e7u00e3o entre a instituiu00e7u00e3o educativa, a famu00edlia e a comunidade;
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  • identificar questu00f5es e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superau00e7u00e3o de exclusu00f5es sociais, u00e9tnico-raciais, econu00f4micas, culturais, religiosas, polu00edticas, de gu00eanero, sexuais e outras;
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  • demonstrar consciu00eancia da diversidade, respeitando as diferenu00e7as de natureza ambiental-ecolu00f3gica, u00e9tnico-racial, de gu00eaneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
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  • atuar na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o das instituiu00e7u00f5es de educau00e7u00e3o bu00e1sica, planejando, executando, acompanhando e avaliando polu00edticas, projetos e programas educacionais;
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  • participar da gestu00e3o das instituiu00e7u00f5es de educau00e7u00e3o bu00e1sica, contribuindo para a elaborau00e7u00e3o, implementau00e7u00e3o, coordenau00e7u00e3o, acompanhamento e avaliau00e7u00e3o do projeto pedagu00f3gico;
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  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecolu00f3gicos, sobre propostas curriculares e sobre organizau00e7u00e3o do trabalho educativo e pru00e1ticas pedagu00f3gicas, entre outros;
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  • utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construu00e7u00e3o de conhecimentos pedagu00f3gicos e cientu00edficos, objetivando a reflexu00e3o sobre a pru00f3pria pru00e1tica e a discussu00e3o e disseminau00e7u00e3o desses conhecimentos;
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  • estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica, alu00e9m de outras determinau00e7u00f5es legais, como componentes de formau00e7u00e3o fundamentais para o exercu00edcio do magistu00e9rio.
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O que vocu00ea iru00e1 encontrar?rnBacharelado Integral: o perfil do curso de Quu00edmica da UFPR na modalidade Bacharelado estu00e1 embasado nos seguintes princu00edpios norteadores:

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  • Seleu00e7u00e3o de conteu00fados contemplando as exigu00eancias do perfil do egresso e considerando os problemas, demandas e perspectivas atuais da sociedade e do meio ambiente e a legislau00e7u00e3o vigente;
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  • Estabelecimento do tratamento metodolu00f3gico de ensino que garanta as competu00eancias exigidas para o exercu00edcio da profissu00e3o, desenvolvidas em suas dimensu00f5es conceitual (teorias, informau00e7u00f5es, conceitos), procedimental (na forma do saber fazer) e atitudinal (valores e atitudes);
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  • Estabelecimento de clima dialu00f3gico respeitoso em sala de aula, com espau00e7o para expressiva participau00e7u00e3o dos alunos, indicau00e7u00e3o de suas du00favidas, formas de compreensu00e3o e incompreensu00f5es;
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  • Garantia de uma ampla formau00e7u00e3o multi e interdisciplinar, com distribuiu00e7u00e3o do conhecimento cientu00edfico ao longo de todo o curso, devidamente articulado e levando em conta a natureza e a evoluu00e7u00e3o epistemolu00f3gica dos modelos explicativos dos materiais e processos quu00edmicos;
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  • Favorecimento da flexibilidade curricular, de forma a contemplar interesses e necessidades especu00edficas dos alunos e operacionalizau00e7u00e3o desta sob a forma de unidades curriculares de livre escolha na Instituiu00e7u00e3o, em outras IFES ou elencadas pelo Colegiado;
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  • Garantia de um ensino problematizado e contextualizado, assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensu00e3o;
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  • Garantia de formau00e7u00e3o de competu00eancia na produu00e7u00e3o do conhecimento com atividades que levem o aluno a procurar, interpretar, analisar e selecionar informau00e7u00f5es, identificar problemas relevantes, realizar experimentos e projetos de pesquisa e de ensino;
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  • Integrau00e7u00e3o permanente entre teorias, fenu00f4menos (e pru00e1ticas) e linguagem quu00edmica como eixo articulador da produu00e7u00e3o do conhecimento, favorecendo atividades de laboratu00f3rio com adequada instrumentau00e7u00e3o-tu00e9cnica para a realizau00e7u00e3o das mesmas;
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  • Articulau00e7u00e3o entre conceitos e contextos, entre abordagens micro e macroscu00f3picas, qualitativa e quantitativa e entre tratamento conceitual e contextualizau00e7u00e3o dos temas quu00edmicos, tendo em vista uma concepu00e7u00e3o sistu00eamica e aplicada da Quu00edmica;
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  • Estu00edmulo u00e0s atividades curriculares e extracurriculares como iniciau00e7u00e3o cientu00edfica, monitoria, extensu00e3o universitu00e1ria, estu00e1gios obrigatu00f3rios e voluntu00e1rios, participau00e7u00e3o em encontros cientu00edficos, minicursos, grupos PET entre outras;
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  • Adou00e7u00e3o de um regime semestral, com sistema de unidades curriculares organizadas em mu00f3dulos com mu00faltiplos de 15 horas-aulas e durau00e7u00e3o de 15 semanas cada, com exceu00e7u00e3o permitida para atividades especiais e estu00e1gios supervisionados, considerando a hora-aula com durau00e7u00e3o de sessenta (60) minutos;
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  • Adou00e7u00e3o de um sistema de avaliau00e7u00f5es de rendimento escolar que sejam realizadas no decorrer das unidades curriculares, que privilegie a aprendizagem e o diagnu00f3stico, que identifique nu00e3o somente a quantidade de conhecimentos adquiridos, mas tambu00e9m a capacidade do aluno de acionu00e1-los e de buscar outros conhecimentos. O sistema de avaliau00e7u00f5es deve subsidiar o docente a diagnosticar problemas, redefinir rumos e aferir resultados em relau00e7u00e3o aos objetivos propostos e auxiliar o aluno a trau00e7ar seu percurso de aprendizagem e organizar au00e7u00f5es, identificando suas deficiu00eancias e grau de engajamento pessoal.
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  • Integralizau00e7u00e3o da carga horu00e1ria em tempo mu00e9dio de quatro anos e seis meses para a modalidade de bacharelado.
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Licenciatura nas modalidades Integral e Notuno: os cursos de Licenciatura em Quu00edmica da UFPR se fundamentam na promou00e7u00e3o de uma educau00e7u00e3o de qualidade, primando pela formau00e7u00e3o do cidadu00e3o, do ser humano emancipado, que seja capaz de pensar e agir com coeru00eancia frente u00e0 sociedade contemporu00e2nea, cada vez mais complexa e desafiadora.

rnAs escolhas e decisu00f5es didu00e1ticou2010pedagu00f3gicas dos cursos de Licenciatura em Quu00edmica da UFPR (matutino/vespertino e noturno) foram orientadas pelos princu00edpios u00e9ticos (dignidade humana, justiu00e7a, respeito mu00fatuo, participau00e7u00e3o, responsabilidade, diu00e1logo e solidariedade) e polu00edticos coerentes com a profissu00e3o que iru00e3o exercer.rnrnTambu00e9m, seru00e3o estimuladas outras atividades curriculares e extracurriculares de formau00e7u00e3o, entre elas: iniciau00e7u00e3o cientu00edfica (IC) na u00e1rea de Ensino, programa Licenciar, programa de educau00e7u00e3o tutorial (PET), programa de iniciau00e7u00e3o u00e0 docu00eancia (PIBID), monitoria (PID), participau00e7u00e3o em projetos de extensu00e3o, participau00e7u00e3o em eventos, estu00e1gios, disciplinas eletivas, etc.rnrnO curso foi pensado no sentido de contribuir para que o aluno, alu00e9m de dominar os conceitos e se instrumentalizar para o exercu00edcio de sua profissu00e3o, seja um indivu00edduo capaz de valorar e dar sentido a tudo o que o cerca, de estabelecer relau00e7u00f5es sociais, polu00edticas, econu00f4micas e u00e9ticas.rnrnO licenciado em Quu00edmica, nu00e3o deveru00e1 ter apenas uma formau00e7u00e3o voltada para o atendimento das demandas do exercu00edcio profissional especu00edfico, mas deve saber mobilizar seus conhecimentos, transformandou2010os em au00e7u00e3o responsu00e1vel, ou seja, u00e9 fundamental que, alu00e9m de compreender as questu00f5es envolvidas em seu trabalho, sua identificau00e7u00e3o e resoluu00e7u00e3o, que o mesmo tenha autonomia para tomar decisu00f5es com responsabilidades pelas opu00e7u00f5es feitas.

Perfil

Estudante:rngif de um desenho animado, em que hu00e1 uma mesa repleta de aparelhos e materiais de laboratu00f3rio e, atru00e1s da mesa, o rosto de um garotinho de u00f3culos olhando animado para os experimentos

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Bacharelado Integral: competu00eancias e habilidades esperados para o aluno do curso:

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  • Direu00e7u00e3o, supervisu00e3o, programau00e7u00e3o, coordenau00e7u00e3o, orientau00e7u00e3o e responsabilidade tu00e9cnica no u00e2mbito de suas atribuiu00e7u00f5es respectivas;
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  • Assistu00eancia, assessoria, consultoria, elaborau00e7u00e3o de oru00e7amentos, divulgau00e7u00e3o e comercializau00e7u00e3o no u00e2mbito das atribuiu00e7u00f5es respectivas;
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  • Vistoria, peru00edcia, avaliau00e7u00e3o, arbitramento de serviu00e7os tu00e9cnicos, elaborau00e7u00e3o de pareceres, laudos e atestados, no u00e2mbito das atribuiu00e7u00f5es respectivas;
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  • Exercu00edcio do Magistu00e9rio, respeitada a legislau00e7u00e3o especu00edfica;
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  • Desempenho de cargos e funu00e7u00f5es tu00e9cnicas, no u00e2mbito das atribuiu00e7u00f5es respectivas;
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  • Ensaios e pesquisas em geral, pesquisas e desenvolvimento de mu00e9todos e produtos; e
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  • Anu00e1lises quu00edmica e fu00edsico-quu00edmica, quu00edmico-biolu00f3gica, bromatolu00f3gica, toxicolu00f3gica, biotecnolu00f3gica e legal, padronizau00e7u00e3o e controle de qualidade.
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Licenciatura nas modalidades Integral e Noturno: competu00eancias e habilidades esperados para o aluno do curso:

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  • atuar com u00e9tica e compromisso com vistas u00e0 construu00e7u00e3o de uma sociedade justa, equu00e2nime, igualitu00e1ria;
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  • compreender o seu papel na formau00e7u00e3o dos estudantes da educau00e7u00e3o bu00e1sica a partir de concepu00e7u00e3o ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que nu00e3o tiveram oportunidade de escolarizau00e7u00e3o na idade pru00f3pria;
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  • trabalhar na promou00e7u00e3o da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educau00e7u00e3o bu00e1sica;
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  • dominar os conteu00fados especu00edficos e pedagu00f3gicos e as abordagens teu00f3rico-metodolu00f3gicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada u00e0s diferentes fases do desenvolvimento humano;
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  • relacionar a linguagem dos meios de comunicau00e7u00e3o u00e0 educau00e7u00e3o, nos processos didu00e1tico-pedagu00f3gicos, demonstrando domu00ednio das tecnologias de informau00e7u00e3o e comunicau00e7u00e3o para o desenvolvimento da aprendizagem;
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  • promover e facilitar relau00e7u00f5es de cooperau00e7u00e3o entre a instituiu00e7u00e3o educativa, a famu00edlia e a comunidade;
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  • identificar questu00f5es e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superau00e7u00e3o de exclusu00f5es sociais, u00e9tnico-raciais, econu00f4micas, culturais, religiosas, polu00edticas, de gu00eanero, sexuais e outras;
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  • demonstrar consciu00eancia da diversidade, respeitando as diferenu00e7as de natureza ambiental-ecolu00f3gica, u00e9tnico-racial, de gu00eaneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
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  • atuar na gestu00e3o e organizau00e7u00e3o das instituiu00e7u00f5es de educau00e7u00e3o bu00e1sica, planejando, executando, acompanhando e avaliando polu00edticas, projetos e programas educacionais;
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  • participar da gestu00e3o das instituiu00e7u00f5es de educau00e7u00e3o bu00e1sica, contribuindo para a elaborau00e7u00e3o, implementau00e7u00e3o, coordenau00e7u00e3o, acompanhamento e avaliau00e7u00e3o do projeto pedagu00f3gico;
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  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecolu00f3gicos, sobre propostas curriculares e sobre organizau00e7u00e3o do trabalho educativo e pru00e1ticas pedagu00f3gicas, entre outros;
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  • utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construu00e7u00e3o de conhecimentos pedagu00f3gicos e cientu00edficos, objetivando a reflexu00e3o sobre a pru00f3pria pru00e1tica e a discussu00e3o e disseminau00e7u00e3o desses conhecimentos;
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  • estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educau00e7u00e3o Bu00e1sica, alu00e9m de outras determinau00e7u00f5es legais, como componentes de formau00e7u00e3o fundamentais para o exercu00edcio do magistu00e9rio.
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Profissional:rngif de um laboratu00f3rio repleto de equipamentos, em que uma mulher de jaleco branco e luvas roxas estu00e1 analisando um material em cima da mesarn

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Bacharelado Integral: consoante com as orientau00e7u00f5es expressas nas Diretrizes Curriculares da u00e1rea (Parecer CNE/CES 1303/2001 e Resoluu00e7u00e3o CNE/CES 8/2002) e com as indicau00e7u00f5es do Conselho Federal de Quu00edmica (Resoluu00e7u00e3o Normativa 36/1974) o Bacharel em Quu00edmica deve ter formau00e7u00e3o generalista e aprofundada, com domu00ednio das tu00e9cnicas bu00e1sicas de utilizau00e7u00e3o de laboratu00f3rios e equipamentos, com condiu00e7u00f5es de complementar sua formau00e7u00e3o atravu00e9s de estudos em nu00edvel de pu00f3s-graduau00e7u00e3o (lato sensu e strictu sensu), bem como de atuar nos campos de atividades socioeconu00f4micas que envolvam as transformau00e7u00f5es da matu00e9ria; direcionando essas transformau00e7u00f5es, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas u00e0 soluu00e7u00e3o dos problemas e desenvolvendo novas aplicau00e7u00f5es e tecnologias.

rnLicenciatura nas modalidades Integral e Noturno: o perfil profissional estu00e1 caracterizado por alguns importantes fatores:rn

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  • Ter consciu00eancia da importu00e2ncia social da profissu00e3o como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
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  • Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;
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  • Ter habilidades que o capacitem para o desenvolvimento de recursos didu00e1ticos e para a avaliau00e7u00e3o da qualidade do material disponu00edvel no mercado, alu00e9m de ser preparado para atuar como professor pesquisador e auto reflexivo no ensino de Quu00edmica.
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u00c1rea de Atuau00e7u00e3o:

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  • Atuar no magistu00e9rio, em nu00edvel de ensino fundamental e mu00e9dio, de acordo com a legislau00e7u00e3o especu00edfica, utilizando metodologias de ensino variadas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse cientu00edfico em adolescentes; organizando e usando laboratu00f3rios de Quu00edmica; escrevendo e analisando criticamente livros didu00e1ticos e paradidu00e1ticos e indicando bibliografia para o ensino de Quu00edmica; analisando e elaborando textos e programas para esses nu00edveis de ensino;
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  • Exercer a sua profissu00e3o com espu00edrito dinu00e2mico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistu00e9rio;
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  • Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros, a partir da anu00e1lise da Histu00f3ria da Educau00e7u00e3o Brasileira e da Legislau00e7u00e3o vigente, especificamente no Ensino de Ciu00eancias/Quu00edmica.
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Histu00f3ria do curso

O atual Curso de Quu00edmica da UFPR foi criado em 26/02/1938, juntamente com a fundau00e7u00e3o da antiga Faculdade de Filosofia, Ciu00eancias e Letras do Paranu00e1. Foi reconhecido pelo Decreto Federal nu00ba 5756 de 04/06/1940. Em seus 82 anos de existu00eancia, tu00eam consolidado o seu reconhecimento no Estado do Paranu00e1 como formador de profissionais Quu00edmicos de nu00edvel superior com atuau00e7u00e3o principalmente na u00e1rea industrial e na rede pu00fablica e privada de ensino.

rnO Curso conta atualmente em torno de 483 estudantes matriculados e oferta anualmente 66 vagas para o curso de Bacharelado e Licenciatura em Quu00edmica (turno matutino e vespertino) mediante ingresso por meio de vestibular e do sistema de seleu00e7u00e3o unificado (SISU), com entrada u00fanica para as duas modalidades. O prazo mu00e9dio de conclusu00e3o para as duas modalidades u00e9 de cinco anos. A carga horu00e1ria total do Bacharelado e Licenciatura Integral u00e9 de 3230 horas. O curso tambu00e9m oferta na modalidade Licenciatura, o turno Noturno, sendo disponibilizada anualmente 40 vagas, tambu00e9m pelo sistema de entrada u00fanica, e o prazo mu00e9dio para conclusu00e3o u00e9 de cinco anos, e carga horu00e1ria total de 3230 horas.

Vagas

Saiba mais

Selo u201cAqui Temu201d: este curso possui Programa Institucional de Bolsa de Iniciau00e7u00e3o u00e0 Docu00eancia (PIBID), Residu00eancia Pedagu00f3gica (RP), Programa de Educau00e7u00e3o Tutorial (PET), Programa Institucional de Monitoria e Programa de Voluntariado Acadu00eamico (PVA).

rnTemos programas de Iniciau00e7u00e3o Cientu00edfica, Grupos de Pesquisa atuantes nas diversas u00e1reas da quu00edmica: analu00edtica; fu00edsico-quu00edmica; orgu00e2nica, inorgu00e2nica e ensino em quu00edmica. Alu00e9m de projetos de extensu00e3o coordenados por professores do departamento. O curso tambu00e9m conta com a Empresa Ju00fanior: Isomeria – Soluu00e7u00f5es em Quu00edmica.

Palestra

Contato

E-mail:

rn

coordenacao.quimica@ufpr.br

rn

rnTelefone:u00a0

rn

(41) 3361-3185

rn

rnSite:

rn

www.quimica.ufpr.br/paginas/graduacao

rn

rnLocal:

rn

Campus Politu00e9cnico

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*Dados fornecidos pela Coordenação do Curso e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), sujeitos a alteração sem aviso prévio. Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

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