Datas importantes!
Inscrições:  01/06/2023 até as 17h00 do dia 23/08/2023
Realização da Prova – 1ª Fase Período da Tarde - 22/10/2023
Realização da 2ª fase – Prova de Compreensão e Produção de Textos -  (às 14h00min) - 03/12/2023

Realização da 2ª Fase – Prova de Habilidades Específicas –  (às 14h00min) – 04/12/2023
Realização Prova Teórica Objetiva de Música (às 10h30min) – 04/12/2023

Para acessar o Guia do Candidato, clique aqui.

Para acessar o edital com as normas que regem este vestibular, clique aqui.

Para acessar o Programa Oficial de Provas do Processo Seletivo 2022-2023, clique aqui. Lá você irá encontrar as explicações sobre a divisão de questões da primeira e da segunda fases, além dos temas que podem ser abordados em cada área do conhecimento.

Ampla concorrência:

Neste processo seletivo (2023/2024) a Universidade Federal do Paraná oferece, ao todo, 5281 vagas

Cotas:

A UFPR oferece metade das vagas para estudantes de escolas públicas (com cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) e a outra metade para a ampla concorrência.

SISU:

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação tem por objetivo fornecer vagas em Instituições Públicas de Ensino Superior, como a UFPR, para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para participar, é necessário ter feito o último ENEM e ter obtido nota maior do que zero na redação.

Dicas e orientações para a escolha do curso:
Protocolo de Segurança

Quais serão as medidas de segurança adotadas durante a aplicação das provas?

• Máscara: recomenda-se a utilização de máscara durante a realização das provas. O uso correto – isto é, ela deve cobrir totalmente nariz e boca e estar bem ajustada ao rosto. Além da máscara que estiver portando, o(a) candidato(a) deve levar ao menos mais uma extra, já que deve ser trocada a cada três horas. Para entrar na sala de prova o(a) candidato(a) pode ser requisitado(a) a abaixar momentaneamente a máscara para que seja realizada a identificação visual.
  • Álcool gel: recomenda-se a higienização das mãos com álcool gel (principalmente no momento de mexer na máscara). Ele será disponibilizado pela equipe de aplicação da prova.
  • Água: o(a) vestibulando(a) deve levar sua própria garrafa de água (com recipiente transparente e sem rótulo). Os bebedouros só estarão disponíveis para reabastecer os frascos. Para acionar o bebedouro, será necessário utilizar um papel toalha, descartá-lo em seguida e higienizar as mãos.
  • Local de prova: os locais de prova (especialmente mesas, cadeiras, maçanetas, corrimãos e interruptores) e os banheiros serão devidamente higienizados e mantidos ventilados. Além disso, sugere-se que os acompanhantes do(a) vestibulando(a) voltem para casa ao invés de aguardar no local da prova para evitar aglomerações.
  • Etiqueta: siga as regras de etiqueta respiratória (na hora de espirrar ou tossir) e de distanciamento social.

As orientações completas estão no Guia do Candidato.

* Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2022/2023 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Compartilhe esta página nas redes sociais!
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro