Datas importantes!

Inscrições: 13/09/2021 até as 12h00 do dia 10/11/2021

Fase única do Vestibular: 13/02/2022, a partir das 14h00min, com duração de 05h30min

O PS-UFPR 2021/2022 será realizado em uma única fase para os cursos ofertados pela UFPR;

exceto para o curso de Música que permanece com avaliação em duas fases.

Para acessar o Guia do Candidato, clique aqui.

Para acessar o edital com as normas que regem este vestibular, clique aqui.

Para acessar o Programa Oficial de Provas do Processo Seletivo 2020-2021, clique aqui. Lá você irá encontrar as explicações sobre a divisão de questões da primeira e da segunda fases, além dos temas que podem ser abordados em cada área do conhecimento.

Ampla concorrência:

Neste processo seletivo (2020/2021) a Universidade Federal do Paraná oferece, ao todo, 5495 vagas

Cotas:

A UFPR oferece neste vestibular 2753 vagas destinadas a cotistas de baixa renda, pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A Universidade condiciona a ocupação das cotas ao fato de o(a) candidato(a) ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenha obtido certificado de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência / avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino (com ressalvas dispostas no item 2.3.2 do seguinte edital).

As bancas de validação são realizadas pela UFPR desde 2004 – com um período de suspensão entre 2013 e 2016. As bancas acontecem antes da primeira fase do vestibular, para que, caso não tenha sua autodeclaração validada, o(a) candidato(a) possa tentar outra lista de concorrência (na hipótese de se enquadrar em outra ação afirmativa).

Neste ano, a convocação para a Banca de Validação da Autodeclaração PPI e PCD / Concessão de Atendimento Especial sairá no dia 23/01/2021 para ser realizada entre os dias 27/01/2021 e 05/02/2021. Já a convocação para a Banca de Verificação de Afrodescendência – (CFO) será divulgada no dia 01/04/2021 e ocorrerá nos dias 05/04/2021 e 06/04/2021.

Atenção! Conforme Edital nº 75/2020, quem já concluiu curso superior não pode se candidatar às vagas de inclusão racial ou social, de acordo com a Resolução nº 35/18-CEPE, ou às vagas para pessoas com deficiência, de acordo com as normas do edital deste Processo Seletivo.

O detalhamento da distribuição de vagas e do cronograma do Processo Seletivo 2020-2021 está disponível no Guia do Candidato.

SISU:

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação tem por objetivo fornecer vagas em Instituições Públicas de Ensino Superior, como a UFPR, para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para participar, é necessário ter feito o último ENEM e ter obtido nota maior do que zero na redação.

Editais próprios:

Alguns cursos da Universidade Federal do Paraná possuem ingresso a partir de editais próprios (com datas e regras específicas). São eles:

Administração EaD;

Agente Comunitário de Saúde (Técnico / Pós-Médio);

Letras Libras;

Pedagogia EaD;

Petróleo e Gás (Técnico / Integrado ao Ensino Médio).

Atenção! É necessário verificar individualmente a disponibilização do edital, tendo em vista que não são todos os cursos que ofertarão vagas para ingresso em 2020/2021.

Dicas e orientações para a escolha do curso:
Protocolo de Segurança para Prevenção e Enfrentamento da Pandemia

Quais serão as medidas de segurança adotadas durante a aplicação das provas?

• Temperatura: aferição da temperatura dos(as) candidatos(as) no portão de acesso. (Não será permitida a entrada de vestibulandos(as) que apresentem temperatura corporal igual ou maior que 37,1 ºC.)
  • Máscara: somente será permitida a entrada de candidatos(as) que estiverem usando máscara. O uso correto é obrigatório para todo o período de prova – isto é, ela deve cobrir totalmente nariz e boca e estar bem ajustada ao rosto. Além da máscara que estiver portando, o(a) candidato(a) deve levar ao menos mais uma extra, já que deve ser trocada a cada três horas. Para entrar na sala de prova o(a) candidato(a) pode ser requisitado(a) a abaixar momentaneamente a máscara para que seja realizada a identificação visual.
  • Álcool gel: recomenda-se a higienização das mãos com álcool gel (principalmente no momento de mexer na máscara). Ele será disponibilizado pela equipe de aplicação da prova.
  • Água: o(a) vestibulando(a) deve levar sua própria garrafa de água (com recipiente transparente e sem rótulo). Os bebedouros só estarão disponíveis para reabastecer os frascos. Para acionar o bebedouro, será necessário utilizar um papel toalha, descartá-lo em seguida e higienizar as mãos.
  • Local de prova: os locais de prova (especialmente mesas, cadeiras, maçanetas, corrimãos e interruptores) e os banheiros serão devidamente higienizados e mantidos ventilados. Além disso, sugere-se que os acompanhantes do(a) vestibulando(a) voltem para casa ao invés de aguardar no local da prova para evitar aglomerações.
  • Etiqueta: siga as regras de etiqueta respiratória (na hora de espirrar ou tossir) e de distanciamento social.

As orientações completas estão no Guia do Candidato.

* Para fins legais, e para qualquer divergência de informação, vale o que está disposto nos editais oficiais do Processo Seletivo 2020/2021 publicados pelo Núcleo de Concursos.

Compartilhe esta página nas redes sociais!
UFPR: Cursos e Profissões

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro